sexta-feira, 30 de maio de 2008

O P(aís)S(em)D(ireita) vai a votos


Ganha a “Velha” ou o “Puto Coelho”?
E o “Menino Guerreiro” consegue mais votos que o “Patinho Anão”?
Aceitam-se apostas!
Os fundos recolhidos por este e outros meios proibidos pela lei do jogo em Portugal (mas permitidos à Betwin a partir da Áustria), serão integralmente aplicados na chacota aos Cavaquismos, Santanismos, Barrosismos e a outros (Sá) carneirismos azedos como o leite colheita de 1940.

Ámen,

Como uma pestana na garganta.


Não fazemos melhor porque não sabemos, porque não podemos, ou porque não queremos?
A resposta patrioticamente correcta será: por todas as razões acima enunciadas, dissociadas e em conjunto.
Ser português é isto mesmo, somos todos tenores em aquecimento de voz numa antecâmara de um Scala qualquer, mas sem o chá de pétalas de rosa à nossa espera no camarim, e sem este não nos livramos “daquela” mesquinha rouquidão, que nos impede de chegarmos “aquela” oitava.
Como em Portugal, “quem não tem cão caça com rato”, damos um trago no Licor Beirão ignorando que o consumo de bebidas alcoólicas diminui a elasticidade das cordas vocais na medida em aumenta o risco de enquistamentos crónicos das mesmas.
Alguém mais evoluído, mais “europeu”, avisa-nos:
- Cuidado, não vão por ai que ainda dão cabo de vez da vossa voz que é tão bela mas que tem sido tão mal tratada, guardem-na para quando realmente precisarem dela.
Para nosso conforto e moral, oferecem-nos bilhetes para assistirmos ao espectáculo na 1ª fila (afinal demos ovos imundos ao mundo!!!). Agradecidos, sentamo-nos.
Reparem só nesta maravilha, não pomos em risco a nossa saúde, não damos o corpo ao manifesto e ainda ganhamos um bilhete que será a "inveja" de muita gente… durante 2 horas!
O espectáculo começa. Sala cheia.
O primeiro tenor terá uma noite de glória e ovação. Basta não falhar nas notas.
Surpresa! Quem sobe ao palco, e na nossa récita é esse alguém “mais europeu”. Falta-lhe a nossa alma, o nosso encanto, mas no nosso lugar cumpriu. O nosso amigo “europeu” não fraquejou.
As palmas são a torrente em que se banha.
A gloria para quem a procurou!
A temporada será um êxito e até prevê-se uma digressão pela Turquia!
Ok, "o que lá vai lá vai", "até que nem foi mau de todo".
Tivemos um bilhete subsidiado a fundo perdido, mas também não recebemos o contratado pelo que seria o nosso trabalho.
O espectáculo foi bom, mas batemos as palmas que eram para nós.
Não arriscámos a nossa voz, mas também ninguém a ouviu.
Mas pronto, era mesmo impossível subirmos ao palco naquele dia, afinal de contas, estávamos roucos.
Espera, afinamos um pouco a garganta, uma sensação estranha aflora por trás da língua, puxamos pelo muco que nos humedece as apropriadamente denominadas mucosas, é um ligeiro incomodo, como uma pestana na garganta, et voilá: era mesmo uma pestana!

A nossa rouquidão não existia. Nós não quisemos arriscar! A resposta é a terceira opção!

É mais fácil justificarmos o insucesso do que arriscarmos o sucesso!

Ámen!

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Melhor do que o Rock in Rio Lisboa 2008

Perdoa-me, Count, mas o Festival Alive'2008 reúne as melhores escolhas dos festivais deste ano:

Rage Against The Machine, Bob Dylan, Neil Young, The Hives, Within Temptation, Ben Harper, Spiritualized, John Buttler Trio, Donavon Frankenreiter, Gogol Bordello, Nouvelle Vague, The Gossip, Cansei de Ser Sexy, Uffie And Feadz, Roisín Murphy, The National, DJ Medhi, Xavier Rudd, MGMT, Sebastian, MSTRKRFT, Vampire Weekend, Vicarious Bliss, Brodinsky, Sons of Albion, Mr Flash, Peaches (DJ Set), Krazy Baldhead, Galatic, Busy P, Tiga, Boys Noize, Hercules And Love Affair

O difícil é conseguir lá ir 10, 11 e 12 de Julho...

Comprar casa: mais do que tudo, uma opção da nossa vida pessoal

Em conversa com o nosso Tio Franco, de visita ao nosso País (pelas melhores razões), falámos dos prós e contras de comprar ou arrendar uma casa... e houve uma verdade que saiu dessa conversa: o grande erro dos Portugueses é pensar que uma casa, antes de ser o local onde habitamos, é um investimento financeiro para o qual havemos sempre de ser remunerados.
E depois não querem encontrar uma explicação para a bolha especulativa no sector imobiliário.
A compra de uma casa é uma decisão importante não exclusivamente pelo que representa em termos de recursos nas nossas finanças mas pelo que representa no quadro da vida de cada um.
Acho que esta perspectiva que temos da compra de uma casa torna mais difícil o livre funcionamennto do mercado da habitação.
Apenas quando houver um mercado de verdadeira procura de habitação é que poderemos esperar uma descida mais acentuada dos preços médios praticados em Portugal, com o equilíbrio entre uma elevada oferta e uma procura moderada. É preciso é que estejamos perante verdadeira procura de casa para habitação. Poderá contribuir também para a consolidação do mercado da habitação as maiores restrições que hoje existem para o crédito bancário.

terça-feira, 27 de maio de 2008

A Estratégia ao Serviço do Entretenimento


Optimus Alive 2008

Acho a imagem do festival muito bem conseguida. Está diferente, inovadora, não sei se é propositado a posicionamento city outside. Ou seja a imagem do festival parece um festival no meio de um descampado e não um festival citadino. Mais do que qualquer um da concorrência (SBSR e RiR, ou até o Creamfields) que têm uma imagem claramente de festival urbano.
O Festival Alive precisava de se diferenciar, para não fazer um “ataque frontal” ao(s) líder(es). Pois geralmente quem o faz, na maioria das vezes as coisas têm tudo para correr mal. Demonstra inteligência e o bom uso da estratégia ao serviço dos objectivos da empresa.
Vamos ver o que o futuro lhes reserva…

Uma outra nota vai para um comentário do blogue do Alive:
"A publicidade e os patrocínios sempre souberam usar uma dada imagética para ligarem os produtos a experiências culturais ou sociais positivas. (...) O efeito, se não mesmo a intenção original, da indústria mais avançada das marcas, é empurrar a cultura anfitriã para segundo plano e transformar a marca na estrela. (...) Com demasiada frequência, contudo, a natureza expansiva do processo de criação de marcas acaba por provocar a usurpação do evento, criando uma situação em que todos ficam a perder. Os fans começam a ter uma sensação de alienação (se não mesmo de verdadeiro ressentimento) em relação a eventos culturais que outrora acarinhavam."

-Naomi Klein, em "No Logo"

Sobre a qual a minha opinião é a seguinte
Percebo o comentário. Contudo isso é uma visão do consumidor que não sabe que para poder pagar 45€ por um bilhete de um festival com condições e montado de raiz, tem de haver patrocínios e/ou subsídios. É claro que ao consumidor isso pouco importa. E cabe também às marcas e organizações dos festivais que alienam(uns) e exploram (outros) um conceito chave-na-mão , preservar o conceito em si, não defraudar o consumidor final. Resumindo conseguir fazer as coisas subtilmente, para não secar a “fonte” e fazer com que os verdadeiros patrocinadores do evento – o público, não se sinta defraudo, e “dê de frosques”.

Enfim, lá diz o ditado – não há bela sem senão.
Um exemplo equilibrado por ora desse compromisso é o FMM de Sines.

Só para reforçar o quão certos estamos...

Desonestidade
Se a desonestidade compensa, por que tantas pessoas continuam a ser honestas e íntegras? Alguns respondem que o fazem por temer a Lei.

Francesco Alberoni

Por que razão devemos ser honestos, leais, manter a palavra dada, não fazer ameaças e chantagens quando sabemos que muitos, usando meios ilícitos, conseguiram enriquecer, se tornaram poderosos e são admirados e elogiados? Se muitas fortunas nasceram da genialidade de empreendedores, outras são fruto de patifarias. Os americanos chamam Robbert Baron a alguns dos seus famosos magnatas.

Se a desonestidade compensa, por que tantas pessoas continuam a ser honestas, íntegras, correctas? Alguns respondem que o fazem por temer a Lei. Mas alguém acha que as pessoas honestas são honestas por terem medo dos magistrados? Não. As leis são indispensáveis, mas não somos agradáveis com o nosso marido ou a nossa mulher, não cuidamos dos nossos filhos, não fazemos o nosso trabalho diário, não ajudamos os outros por medo da lei. A sociedade assenta em costumes, regras morais, valores, laços afectivos e é apenas quando estes factores deixam de funcionar que a lei deve intervir. E nem sempre com muito êxito, como demonstram a Máfia e a Camorra. O rigor moral começa a formar-se desde criança através do exemplo dos pais, dos professores, dos amigos. É uma bússola interna que vamos refinando enquanto adolescentes e adultos, com as experiências da vida.

É uma construção pessoal, o produto de uma vontade, de uma autodisciplina como todas as outras virtudes, todas as outras capacidades. O bom pianista, o bom futebolista devem começar cedo, mas depois continuar a cultivar as suas próprias capacidades. Quem não tiver construído essa bússola vai achar que é normal enganar, roubar, trair. E vai fazê-lo sempre.

E podemos perguntar-nos como é que os honestos, aqueles que têm a bússola da integridade, podem funcionar num mundo em que há tantos poderosos corruptos e tanta gente sem escrúpulos? Não serão sempre derrotados? Nem sempre. Porque quem optou pela rectidão e renunciou a ludibriar, é levado a desenvolver outras capacidades. É um pouco como o cego que, por não ver, adquire uma extraordinária capacidade auditiva táctil e cenestésica. O honesto desenvolve muito mais a inteligência, a criatividade, a eficiência. Inventa, organiza, constrói, inspira confiança, consegue que lhe dêem crédito. Quando temos de confiar realmente em alguém, ver as coisas bem feitas, somos obrigados a virar-nos para ele. Ninguém, nem sequer o político com menos escrúpulos, pode viver sem isso. Esta é a sua força e, por essa razão, afirma-se e faz com que seja possível viver na nossa sociedade.

http://www.alberoni.it/
____

Francesco Alberoni , Sociólogo

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Serviço Público

Na sequência dos aumentos brutais no preço do Petróleo e do preço dos combustíveis junto vos deixo este link:
http://www.maisgasolina.com/
É notório que a comunidade se tenha organizado para permitir que a informação exista e que assim possa fazer uma escolha informada, poupando alguns tostões (que cada vez permitem comprar menos coisas...)
É seguramente uma das maneiras que temos de fazer funcionar um mercado que claramente funciona cartelizado, enquanto a autoridade da Concorrência não produz o aguardado relatório...
De realçar também a opinião da OPEP que o preço elevado não se deve a controlo da produção mas " às tensões geopolíticas, à especulação e ao dólar fraco"...

O que é facto é que a receita deles não pára de subir..

Nem a receita das grandes petrolíferas...

Nem a receita dos retalhistas de combustíveis..

e já agora,

Nem a receita fiscal....

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Chove chuva... chove sem parar


Parece que estamos no Outono e não na Primavera!

O site do Instituto de Meterologia prevê chuva garantida até domingo.

O site do Weather Underground prevê chuva com grande probabilidade até 4.ª feira da próxima semana.

Eu quero noites de Verão para poder dar uso ao meu churrasco!!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Dar voz a minurias... muy "minurias"

"O vice-presidente do Governo Autónomo da Catalunha, Josep-Lluís Carod Rovira, disse hoje em Barcelona que Espanha ainda não assumiu que Portugal é um Estado independente. Carod Rovira considera que Madrid pretende manter uma "tutela paternalista" e uma atitude de "imperialismo doméstico" sobre o Estado Português, onde, acrescentou, "historicamente, sempre houve um certo complexo por parte de alguns sectores dirigentes em relação a Espanha".O número dois do executivo catalão e responsável pelas relações externas da região com 7,5 milhões de habitantes, afirma que pretende conseguir o apoio de Portugal para o projecto de independência que defende para a Região Autónoma, cujo referendo propõe que se realize em 2014. "O que menos interessa a Portugal é uma Espanha unitária", afirmou, sublinhando que "uma Catalunha independente na fachada mediterrânea poderia ser o contrapeso lógico ao centralismo espanhol". Segundo Carod Rovira, Portugal deve perceber que a independência da Catalunha nada tem que ver com a regionalização. "A Catalunha é como Portugal mas sem os Restauradores".O vice-presidente do Governo da Catalunha recorre à História, designadamente aos acontecimentos de 1640, para afirmar que "se as coisas tivessem sido ao contrário, hoje Portugal seria uma região espanhola e a Catalunha um estado independente". No século XVII, durante o reinado de Filipe III, Madrid foi confrontada com revoltas em Portugal e na Catalunha mas o Império, apoiado pela França, reprimiu as sublevações catalãs e da Biscaia.Josep-Lluis Carod Rovira, que fala e entende perfeitamente o português, garantiu ter "muitos aliados internacionais" para o que designa "projecto de independência para a Catalunha" mas recusou-se a aprofundar o assunto para não dar "pistas desnecessárias". Para Carod Rovira a situação da Catalunha é específica e não é comparável a nenhuma autonomia ou a qualquer processo de independência. "A Catalunha não é o Kosovo, nem é o País Basco, nem a Madeira", disse, considerando que "os processos de independência passam por três fases: ridicularização, hostilidade e aceitação. Neste momento, estamos entre a primeira e a segunda".Relativamente à participação activa dos imigrantes na construção de uma futura "República da Catalunha", Carod Rovira afirma que "todos podem vir a colaborar numa nação que é permeável à contribuição exterior". Trata-se de um "projecto integrador", sublinha. "Quero ser independente e quero que Catalunha seja mais um Estado da União Europeia", salientou."
Retirado de Publico.pt em 19 de Maio de 2008
Queria apenas dizer como um dos 7,5 milhoes de habitantes da Catalunha, que apenas este senhor partilha esta ideia consigo proprio. O seu partido (ERC- Esquerdas Republicanas de Catalunha) depois de ter conseguido um lugar no governo catalao por via de uma coligaçao de 3 partidos (2006), perdeu este ano a representaçao que tinha na assembleia nacional de Espanha. Face a esse resultado, Carod Rovira pediu a demissao do cargo de Sec. Geral da ERC (partido político do qual faz parte), o que demonstra como a sua mensagem, que se tem vindo a radicalizar, nao esta a ser aceite pelos cidadaos da Catalunha.

sábado, 17 de maio de 2008

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Com a verdade me enganas....

O ministro das finanças anunciava ontem, a descida do crescimento do PIB previsional para este ano. Revendo o indicador em baixa de 2,2% para 1,5%.
Vou convidar-vos agora a fazer o seguinte raciocínio comigo:

1) Na maioria dos países, e até nos desenvolvidos, há a chamada economia subterrânea. Que vamos assumir em Portugal represente cerca de 20% do PIB. Ou seja é a economia que não é facturada, não passa pelo crivo da contabilidade oficial das empresas, nem do estado.

1.1) Nos últimos anos tem havido um esforço enorme por parte da máquina fiscal do estado em contrariar a evasão fiscal, através de políticas e sistemas, que promovem moral, e por vezes coercivamente, que os cidadãos e empresas declarem os seus rendimentos na totalidade. Quem não se lembra de Paulo Macedo, que quase saiu da DGI em braços, e só saiu porque não podia auferir o rendimento que mensalmente recebia. Era contra a lei. Agora, e num estilo mais discreto, Azevedo Pereira segue-lhe as políticas…
Ou seja vamos assumir que como resultado destas políticas entre para o PIB cerca de 10% do valor que não era contabilizado:
Logo temos: 10%×20%=2% (parece-me razoável esta ponderação)
Se o ministro Teixeira dos Santos diz que afinal vamos crescer 1,5%, e se considerarmos que pela via das políticas contra a evasão fiscal o PIB sobe 2%, temos que afinal estamos a decrescer 0,5%. Na prática estamos em recessão.
Alguma falha no raciocínio? – Lamento desiludir-vos, mas nenhuma.

2) Para aquelas pessoas que seguem os números, como se duma religião se tratasse, mais um desafio: sentem que o rendimento é distribuído de uma forma mais equitativa pelos portugueses? Pois o PIB pode estar a crescer, como já vimos anteriormente duvido, mas as famílias e empresas sentem esse crescimento. Ou por contrário o rendimento está ao que os observatórios internacionais indicam, cada vez mais concentrado, sendo os efeitos do crescimento sentido cada vez por menos agentes económicos. É a mesma coisa que numa amostra de duas pessoas, elas comerem um frango, significando que comem meio frango cada um. Quando na realidade houve um que comeu o frango e o outro nem vê-lo…
Mais uma vez, alguma falha no raciocínio? – Mais uma vez,… nenhuma.

Resumindo, os números nem sempre são um indicador fiel da realidade, mas por isso mesmo são utilizados por quem sabe, para “pintar” um cenário menos mau da realidade. Quem sabe se não é para motivar, ainda assim as massas. Se for esse o objectivo espero que seja atingido. Caso contrário lá diz o ditado: “a verdade á como o azeite, vem sempre acima”

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Deixar de fumar.. até quando?

Retirado da Agência LUSA


«Sócrates anuncia que deixou de fumar em definitivo
2008-05-14, 17h10

Caracas, 14 Mai (Lusa) -- O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje aos jornalistas que decidiu deixar de fumar em definitivo, na sequência da polémica por ter fumado num voo entre Caracas e Lisboa na segunda-feira.
Falando aos jornalistas na Faixa de Orinoco, Sócrates disse que a polémica por ter fumado num voo fretado pelo Governo à TAP lhe serviu para tomar consciência do seguinte:
"Este episódio despertou-me para o facto de os fumadores, inconscientemente, poderem violar leis e regulamentos que desconhecem", disse.
Por este facto, o primeiro-ministro disse ter tomado uma decisão:
"Não sei a última lei se aplica ou não aplica [ao caso do fumo em voos fretados], mas o Governo tem uma especial responsabilidade e eu também quero contribuir para isso. Tenho consciência da minha responsabilidade pessoal. Por isso, este episódio não vai voltar a acontecer, porque também decidi deixar de fumar", declarou.»

Não vai mesmo voltar a acontecer? Olhe que os jornalistas vão andar atrás de si...

Já agora, será que vai pagar a coima? Até porque - parece-me - uma coisa é deixar de fumar, outra é cumprir a lei...

Esta é boa!

De acordo com António Monteiro, porta-voz da TAP, transportadora aérea à qual foi fretado o avião que levou Sócrates e companhia à Venezuela, “o cliente que freta um avião pode ter regras diferentes das da companhia”, pelo que pedir autorização para fumar é um serviço especial “tão normal como pedir para se servir outra refeição, distribuir determinados jornais ou ver certos filmes”.
E que tal um cocktail de drogas? Se for num avião fretado, não há problema... Tudo isto mostra que está em curso uma tentativa de branqueamento desta questão. Ele há fretes... Além do mais, parece curioso que as televisões, à hora do jantar, nada tenham dito sobre o assunto. Apenas Mário Crespo na SIC Notícias deu algum relevo ao tema.

A mim parece-me muito claro o que diz a Lei do Tabaco: é proibido fumar em transportes aéreos e quem o fizer sujeita-se a pagar uma coima entre € 50 e € 750. Cabe ao piloto comunicar às autoridades a referida infracção e identificar o infractor, para que possa ser levantado o respectivo auto.
Mas há mais: o Decreto-Lei n.º 254/2003 que trata do regime de actos ilícitos a bordo de aviões já previa a proibição de fumar, classificando-a como contra-ordenação muito grave punindo tal facto com uma coima mais alta: de € 1000 a € 2500.

Pode ser muito bom para o Estado Português assinar dezenas de acordos comerciais com a Venezuela mas o Primeiro-Ministro não pode deixar de assumir que agiu mal e irresponsavelmente... não o fazer vai justificar a desobediência civil relativamente à Lei do Tabaco.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Sem comentários... que paguem a coima!

Noticiou o Público Online há cerca de 3 horas atrás que o Primeiro Ministro José Sócrates e o Ministro da Economia e da Inovação Manuel Pinho, entre outros, fumaram a bordo do voo que os levou para a visita oficial à Venezuela.

Não pode haver cidadãos de 1.ª e cidadãos de 2.ª... Espero que o Primeiro-Ministro, o Ministro Manuel Pinho e todo os membros dos respectivos gabinetes que tiveram a ousadia de fumar num avião, à frente de jornalistas e empresários, assumam que violaram a lei que aprovaram em Conselho de Ministros há cerca de um ano atrás.

Esta é daquelas "borlas eleitorais" completamente desnecessárias... mas merecidas.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Traz um amigo também...

domingo, 11 de maio de 2008

Ainda existe Civismo e Respeito

Acordei tarde, sol lá fora… dia bonito… mas um salto à net para ver ultimas noticias…
Ainda não sei o que pensar do que li, RAP ameaçado de morte, obrigado a mudar de casa e obrigado a mudar a filha de colégio, página de grupo radical com descrições da sua filha, revista sensacionalista com fotos da sua casa e referencia a valores de empréstimo.
Na escola dos meus tempos davam-se lições de civismo e respeito, mas isso já foi à taaaaaaaaaaaaaaanto tempo. Bem dita seja a "Religião e Moral" do meu liceu, em que se transformou?
Sinceramente sem palavras

sexta-feira, 9 de maio de 2008

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Letra do novo hino do PSD - País Sem Direita


“Um líder por favor, por três candidatos mal mascarados.”

(hino conjunto das condidaturas de PPC, MFL e PSL ao PPD/PSD)

Um partido português,
onde podem perder os três,
com vista para a Lapa e o Jardim,
da Madeira,
já não vai fugir.

Refrão:

Apenas têm que virar,
barões e bases de pernas para o ar,
ou procurar,
um buraco,
onde se enfiar.

Pagam a prestações,
dividas, multas… os trapalhões,
sem fim à vista,
a santanada,
“menino Pedro”, sempre na mama.

(Refrão) Bis
Velha de aço,
se a apanho nem sei que lhe faço,
pior ministra
foi impossível,
Só se o Durão voltasse.

(Refrão)

Um Coelho sem passo,
com o “urso” Ruas a dar-lhe “o abraço”,
rapaz mais “Doce”
só se trabalhasse,
deu p`ra Jota mas, não fez mais nada.

(Refrão)

Este país não é para velhos!

Sven Goran Eriksson, 60 anos (completados em Fevereiro), forte candidato a ser o próximo treinador do SL Benfica... e depois das movimentações de hoje será mesmo o escolhido pela direcção do clube.



Manuela Ferreira Leite, 67 anos (completa 68 anos em Dezembro), candidata a líder do PSD e a Primeiro-Ministro de Portugal... e a mais provável vencedora das eleições directas deste mês.



O que têm em comum?

Não só a provecta idade... mas também o facto de que não vão trazer nada de novo.

Ambos são portadores de ideias e métodos ultrapassados e ambos muito provavelmente não vão conseguir resolver as crises internas existentes tanto no PSD como no SL Benfica. A menos que aconteça aquilo que tantas vezes acontece no PSD e também no SL Benfica, ou seja, os seus militantes/sócios e os seus dirigentes provocarem um ainda maior hara-kiri e darem-se ao luxo de escolher opções ainda mais erradas.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Meninos, eu vi!








Sensacionalista, é o que se pode dizer da reportagem "Em Terra de Cegos" exibida recentemente pela TVI. A agressividade justiceira do repórter, constantemente a interromper o interlocutor, ao melhor estilo Manuela Moura Guedes, ameaçou retirar credibilidade a uma peça jornalística que, apesar de tudo, teve o condão de abordar frontalmente um tema que a todos é caro: o estado da Saúde em Portugal - mais concretamente na área oftalmológica.

É chocante que em pleno século XXI haja pessoas em Portugal a cegar por não conseguirem uma consulta em tempo útil. Neste campo, há inegavelmente (ir)responsabilidades políticas imputáveis aos governantes (os actuais e os anteriores): é gritante a constante incapacidade de dotar os hospitais portugueses de condições materiais e humanas próximas das dos seus congéneres europeus, o que em parte ajuda a explicar a crescente fuga de profissionais do sector público para o privado.
Mas da Ordem dos Médicos também se esperava mais na resolução deste problema.
Não se compreende que uma Ordem alegue que não haja falta de profissionais da saúde em Portugal e se oponha à abertura de mais faculdades de medicina, quando o que salta à vista do cidadão comum são as intermináveis filas de espera nos hospitais.
Não se compreende que um bastonário se preocupe tanto em questionar as condições de higiene em que um oftalmologista espanhol operou 234 cataratas num espaço de 6 (!) dias em Elvas, quando muitos dos seus pares operam diariamente em condições iguais - a produtividade é que poderá divergir.
Assim como não se compreende os entraves colocados a médicos estrangeiros, ou portugueses licenciados em países da UE, que se vêem impossibilitados de exercer em Portugal por não terem os seus diplomas reconhecidos pela criteriosa Ordem dos Médicos.
Perante tamanhas sumidades académicas, resta-nos aguardar por uma chuva de sucessores do dr. Egas Moniz na atribuição do próximo Nobel, caso não estejam demasiado entretidos a efectuar lobotomias ao Serviço Nacional de Saúde...

É por estas e por outras que defendo o fim da ADSE


E bem, a meu ver...

Como sabem a ADSE é o sistema de saúde particular dos funcionários públicos - e também dos seus familiares e também para quando fiquem aposentados - para o qual contribuem com apenas 1% do seu vencimento. A ADSE abrange mais de 1, 3 milhões de pessoas em Portugal (beneficiários no activo ou aposentados e seus familiares). O défice de funcionamento da ADSE é largamente financiado pelo Orçamento do Estado (em 2006, os encargos da ADSE chegaram aos 946 milhões de euros, registando uma subida de 8,5%, quando as contribuições apenas atingiram 102 milhões de euros).

Acontece que este sistema privativo dos funcionários públicos lhes dá acesso, para além do Serviço Nacional de Saúde, a um conjunto de comparticipações em cuidados de saúde, seja de livre escolha ou em regime de convenção (como a que foi agora celebrada com o Hospital da Luz) e apenas com alguns limites Inclui um conjunto de cuidados que vão desde os clássicos tratamentos, consultas e cirurgias ao acesso a apoio de enfermagem, a apoio domiciliário, lares, comparticipação em medicamentos ou transporte.

Por tudo isto, compreendo e dou o meu apoio à ministra da Saúde que lamentou hoje pessoalmente a decisão da ADSE celebrar um protocolo com o Hospital da Luz para prestação de serviços aos funcionários públicos, não só porque representa um desinvestimento no sector público (Serviço Nacional de Saúde a que todos têm acesso) mas porque também representa o agravamento da situação de privilégio dos funcionários públicos.

Talvez não saibam mas o mais curioso de tudo isto é que a ADSE não depende da Ministra da Saúde mas sim do Ministro das Finanças.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Ressuscitar...

Tormei-me hoje Um Crente...
Todos nós temos um acontecimento na nossa vida que nos faz mudar a maneira de encarrarmos as nossas crenças, o sentido das coisas, mesmo a nossa vida e existência...
Para Maria Barroso, foi o acidente de Joao...

Para mim foi o ressuscitar do Pedro...
afinal à sempre vida depois da morte...
mesmo quando se trata de um suicidio...

Bem dito seja o Senhor... por me dar este sinal...

Amén

sábado, 3 de maio de 2008

O filho da... Revolução!


*Camarada "Abel" 6 anos antes de preencher a ficha em casa de Santana Lopes.


…a Revolução pá? Os camaradas na Alameda,
e a Internacional, que ninguém sabe a letra!
Está tudo mal…
E a luta pá?
A China, a Albania?
Quem faz frente aos "filhos da puta"?
Na FDL ainda demos a cartilha,
Mas com o Cunhal,
nem lá na Cova da Piedade fazia farinha.
Revisionista.
Social-facista, era o que ele era pá!
E o FMI! O MFA!
Ainda te lembras pá!
O Carlucci, o Freitas, o Soares, etc., pá!
Mataram o John, e o Zeca também morreu.
O Mao é que sabia o que era cultura pá!
"Pelos camponeses e para os operários de Portugal"
Belos murais que a gente pintava pá!
Ninguem quer saber desta merda

E hoje pá?
E o amanhã?

- Bem… hoje vou-me deitar. E amanhã... amanhã acordo, como hoje, Presidente da Comissão Europeia.

"Maio de 68 sempre!
25 de Abril nunca mais!"
Ámen

Paz à sua alma!


40 anos.

Estava velho!
Nem as noivas me davam uso,
nem os jovens sabiam do meu abuso.
Democratizada a tendência,
Da forma à essência,
Empacotado ou em menu,
No Love Parade lá mostrava o cu,
O Daniel no parlamento europeu,
De Paris para o Mundo: o EU!
Agora sou marca “made in”,
Wanna be Joe Berardo, “fuck him”

Mai c`est mort, long live May!!

Ámen.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Gardening at night

Aqui vai a receita, para quem pretenda iniciar-se, do Conde Camillo Negroni:














  • 1 dose de gin (3 a 5 cl)
  • 1 dose de vermute (pode ser Martini Rosso) (3 a 5 cl)
  • 1 dose de Campari (3 a 5 cl)
  • Juntar gelo e uma rodela de laranja e já está!