quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ora aí está, 24 horas depois, a resposta "serena" do Sindicato

Vou transcrever apenas o "take" da LUSA, divulgado há pouco, com a posição do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, retirada de uma carta de 5 páginas dirigida ao Procurador-Geral da República:

"A hierarquia do Ministério Público está moribunda. Não por falta de poderes, agora reforçados, mas da falta de capacidade para os exercer. Por mais que lhos confiram sempre lhe parecerão poucos"

"De uma vez por todas, explique aos portugueses que poderes são esses que insistentemente reclama sem nunca nomear".

Para o Sindicato, este Procurador-Geral da República "é, de todos, o PGR com mais poderes na história da democracia", que desde que iniciou funções sempre mostrou um "profundo desrespeito" pelo Sindicato.

"Teve o engenho e a arte de acrescentar aos dos seus antecessores novos poderes, inéditos, inconstitucionais, inexplicavelmente concedidos pela maioria parlamentar na legislatura anterior", "teima em configurar" o Ministério Público "à sua imagem e semelhança, como se de um feudo seu se tratasse".

Diz ainda que o Ministério Público "está unido" e que "apenas tem a ocupar o cargo de PGR quem não tem com o Ministério Público qualquer empatia nem se identifica com o seu estatuto".

E com isto, concluo eu, deu este Sindicato um contributo notável para "serenar" os ânimos. Tudo isto não passa de um jogo de poder entre o Sindicato e a estrutura dirigente da Procuradoria-Geral da República. A autoridade do Procurador-Geral da República é importante mas dificilmente conseguirá qualquer PGR sobreviver à instabillidade permanente causada pelo Sindicato.

ADENDA 5 de Agosto
Para que não me acusem de não citar a fonte, aqui fica a transcrição integral da carta aberta do Sindicato ao PGR.

1 comentário:

ninguém disse...

João Palma não é um sindicalista, é um político pois está a fazer política e a imiscuir-se nela. Será que o presidente da república não tem uma palavra a dizer desta insubordinação que o político João Palma tem protagonizado, useira e beseiramente, contra as chefias do MP ? Será que João Palma o que deseja é ser o Sindicato a mandar no MP ? Porque será que João Palma nunca se insurgiu contra as sucessivas violações dos segredos de justiça? Alguém se recorda de algum pedido de audição a Cavaco Silva, deste político João Palma, manifestando desagrado pelos seus magistrados cometerem irregularidades e atropelos à Constituição ou fazem escutas ilegais a cidadãos?
Eu não me lembro. E isto só revela uma coisa: que João Palma é gente perigosa que usa as suas prerrogativas para exceder o âmbito que lhe compete. Querem acabar com as palhaçadas e a pouca vergonha que estamos a assistir? Acabem com Sindicatos na Justiça.