segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Candidato fictício na Alemanha com 18% dos votos


Horst Schlämmer, figura criada pelo humorista Hape Kerkeling, é candidato a chanceler da República Federal da Alemanha. Trata-se de um candidato fictício semelhante a tantos outros já conhecidos noutras eleições. Em Portugal, por exemplo, Manuel João Vieira já foi candidato fictício às eleições presidenciais.

A notícia ganha interesse porque Horst Schlämmer, que adoptou como slogan de campanha "Yes, Weekend!" inspirado por Barack Obama, teria 18% dos votos caso estivesse mesmo na corrida eleitoral, segundo uma sondagem recente. Dá para perceber este resultado quando Horst Schlammer promete "cirurgias plásticas gratuitas e bronzeamento artificial para todos".

Em Portugal, também há partidos com propostas programáticas muito semelhantes. Veja-se o caso do PSD, em que Manuela Ferreira Leite pretende resumir o seu programa a uma página A4, dizendo que assim todos o poderão ler quando a verdade é que MFL tem pouco para apresentar de inovador ao País.

E há líderes, como MFL, que são capazes de se expressar de forma mais enigmática e ambígua do que as cartomantes mais encartadas da praça: "a minha verdade não vai surpreender ninguém porque apesar de todos dizerem que eu não digo nada eu já disse tudo".

sábado, 22 de agosto de 2009

Queres que Portugal seja um Jardim?


VOTA PPD-PSD!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Street view do Google Maps já está disponível com Lisboa e Porto

Já é possível percorrer Lisboa e Porto na Internet, quase como se se estivesse nas ruas destas cidades, através da ferramenta Streetview associada ao sistema de navegação Google Maps (podem brincar aqui).


Consegui descobrir o meu Smart estacionado (tomara que conseguisse descobrir o meu Corsa, roubado há um ano atrás) e também dar uma olhada ao que se passava na minha rua.


Depois do Google Earth e do Street View, só falta mesmo o Google entrar em nossas casas.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

É preciso (realmente) ter fé - II

Com uma lista destas (ver aqui), é preciso realmente a Santana ter muita fé para que venha a conseguir vencer as eleições para a Câmara Municipal de Lisboa no próximo dia 11 de Outubro.

Santana Lopes não ficou atrás de Manuela Ferreira Leite e seguiu o mesmo "modus operandis" na feitura da lista:

a) A distrital do PSD, liderada por Carlos Carreiras, foi desprezada, o que é curioso já que me lembro de ter sido este que propôs a designação de Santana Lopes para candidato do PSD à Câmara Municipal de Lisboa.

b) A lista de Santana Lopes integra alguns "notáveis": por exemplo, a arquitecta Lívia Tirone, que, de acordo com o Público Online, foi alvo de um inquérito da Câmara de Lisboa em 2006, quando dirigia a agência municipal de energia E-Nova, por que interveio na elaboração de um plano de pormenor que permitia a viabilização, em moldes diferentes dos aprovados, de um projecto da sua autoria. O projecto em causa contemplava a construção de 240 fogos em terrenos da Av. de Pádua, pertencentes a uma empresa administrada pelo seu marido.

É preciso (realmente) ter fé

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Política e Religião


Esta devo ao meu amigo Francisco Olivença. Que o nosso país é predominantemente católico, independentemente de ser praticante ou não, e de só praticar aquilo que verdadeiramente interessa a cada um dos fiéis, é uma realidade à muito conhecida. Que existem relações de promiscuidade e ingerências entre política e religião, política e futebol, e outras, também não é novidade nenhuma. O que ainda não tínhamos feito era somar 2+2, e perceber que os autarcas são dos portugueses que mais praticam a religião com assinalável afinco - pois nunca assinam nada sem ter um terço na mão!!!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Bye Bye TAP

Ligação entre Porto e Faro
Ryanair: Primeiro voo doméstico em PortugalA companhia aérea de baixo custo Ryanair anunciou, esta quarta-feira, o seu primeiro voo doméstico em Portugal, que ligará as cidades do Porto e Faro, quatro vezes por semana, a partir de 26 de Outubro.
Os voos irão ocorrer às segundas, quartas e sextas-feiras e aos domingos.

No total, a Ryanair passará a operar 21 rotas no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, onde haverá uma base da companhia.

Word Cloud de Verdade

Eis a world cloud das "Linhas Gerais do Programa Eleitoral para as Eleições Legislativas" do PSD.

Palavra mais vezes mencionada: CRISE




created at TagCrowd.com



terça-feira, 4 de agosto de 2009

3 mil 177 dólares e 30 cêntimos


É quanto vale o Cá Calharás de acordo com o site Biz Information, estando posicionado, a nível mundial, num modesto 12.887.267º lugar no ranking de sites mundiais. Ainda não é desta que somos engolidos pelo gigante Google.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Isaltino condenado a 7 anos de prisão efectiva: as primeiras ilações


A notícia tem alguns minutos mas já é possível tirar algumas ilações:

a) Isaltino condenado, ainda que a sentença não tenha transitado em julgado, tem agora muito mais dificuldades em ser reeleito do que Isaltino arguido ou suspeito de corrupção passiva;

b) Face à fraca candidata apresentada pelo PSD - Isabel Meirelles - Marcos Perestrello, se mantiver de forma paciente o excelente trabalho que está a desenvolver na sua campanha eleitoral, pode aspirar com grande probabilidade a ser o próximo presidente da CM de Oeiras;

c) Torna-se um coincidência muito pouco insuspeita a entrevista dada por Marques Mendes ontem à LUSA em que veio manifestar uma vez mais ser "uma vergonha para a democracia e uma atitude chocante para o comum dos cidadãos que políticos acusados, pronunciados ou condenados judicialmente por crimes graves - como corrupção - possam impunemente ser candidatos a eleições. Pode estar correcto mas não deixa de ser demasiado premonitório do que se ia passar hoje;

d) É muito estranho que o juiz tenha aplicado uma pena de 7 anos quando o Ministério Público apenas pediu 5 anos de prisão para Isaltino Morais, sendo este facto ainda mais estranho dado que Isaltino foi absolvido da acusação relativa às contas na Suiça e foi condenado pelos outros delitos aparentemente menores;

e) Por fim, Isaltino Morais, com os anos de PSD que leva nas pernas (chegou a ser considerado o autarca modelo do PSD), não deixará de se vingar desta condenação... e não sei não tentará arrastar mais pessoas consigo.

Catástrofe energética? Vamos lá pedalar contra isso...


O mundo precisa é de criatividade e inovação. Por que não ir ao cinema e dar umas pedaladas numa bicicleta? No Reino Unido, um colectivo de inovadores tem vindo a descobrir boas aplicações para a bicicleta.

No Big News, but....


Não é que seja nada de novo, mas vale sempre a pena relembrar... A palavra catástrofe, aplicada no título do artigo, parece pesada e exagerada. Não será por certo nenhuma catástrofe, será apenas encarar o facto relembrado pelo saudoso Manuel Pinho - "acabou o mundo da forma como ele era". Pois já começou a deixar de ser, e a mudança tem fortes hipóteses de ser operada de forma mais célere do que muitos previam...

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1324528

Mundo caminha para catástrofe energética, diz agência

Hoje às 09:02

A Agência Internacional de Energia entende que o mundo está a caminhar para uma catástrofe energética. O economista-chefe da organização diz mesmo que com a subida da procura até 2030, o mundo vai precisar de uma produção de seis Arábias Sauditas.

O economista-chefe da Agência Internacional de Energia acredita que o mundo está a caminhar para uma catástrofe energética que pode comprometer a recuperação da actual crise económica, uma vez que a maioria dos poços de petróleo já ultrapassaram o pico de produção.

Após avaliar a situação de 800 campos de petróleo, correspondentes a três quartos da produção mundial, esta agência concluiu que a taxa de declínio da produção duplicou em apenas dois anos, estando a registar agora uma perda de sete por cento ao ano contra os quatro por cento de 2007.

Fatih Birol adiantou que mesmo que a procura se estabilizasse o mundo iria necessitar de uma produção de petróleo correspondente a quatro Arábias Sauditas, mas como se prevê um aumento da procura até 2030, o mundo necessitará da produção correspondente a seis Arábias Sauditas.

Ao jornal britânico The Independent, este especialista entende mesmo que existe um risco real de quebra de fornecimento de petróleo a partir de 2010, porque não estão a ser garantidos novos fornecedores para compensar o rápido declínio dos campos existentes.

Birol adiantou ainda que não está a ver a preocupação dos governos em relação às dificuldades que terão de passar no fornecimento de petróleo e é por isso que este economista entende que se tem rapidamente de abandonar o petróleo.

Contudo, os países produtores de petróleo estão agora a enfrentar um problema de sub-investimento que se não for combatido nos próximos cinco anos deita por terra qualquer esperança de recuperação destes países da actual crise económica.

Por outro lado, os países consumidores vão pagar uma elevada factura por causa de um barril de petróleo cada vez mais caro.





O caso JAD


A última semana foi marcada pelo caso Joana... Amaral Dias. Depois de um longo silêncio, veio a saber-se que foi Paulo Campos, Secretário Estado Adjunto das Obras Públicas e Comunicações, que "indagou" junto de JAD a possibilidade de esta integrar as listas do PS em Coimbra. O silêncio de JAD foi inexplicavelmente longo e também Paulo Campos não mostrou grande desenvoltura nas explicações.

A este propósito, subscrevo (por uma vez) as palavras de João Pereira Coutinho ontem ao Correio da Manhã: "Infelizmente, o essencial ficou de fora: o ‘caso’ das listas, antes de ser político, é sobretudo comportamental. Ele começa e, para mim, acaba na forma como a srª Joana Amaral Dias publicitou o convite e, pior, a sua heróica recusa. Transformar conversas privadas em argumentos públicos não é próprio de gente civilizada."

Alguém acredita que Paulo Campos fosse assim tão ingénuo em tentar um convite directo a JAD, sem ter uma percepção mínima da receptividade desta para equacionar um possível convite? Alguém tem dúvidas de que o Bloco de Esquerda está a cavalgar a onda e que esta reacção visa pôr em causa a inclusão de Miguel Vale de Almeida na lista do PS por Lisboa? Esta gente do Bloco de Esquerda não faz nada por acaso...