segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Candidato fictício na Alemanha com 18% dos votos


Horst Schlämmer, figura criada pelo humorista Hape Kerkeling, é candidato a chanceler da República Federal da Alemanha. Trata-se de um candidato fictício semelhante a tantos outros já conhecidos noutras eleições. Em Portugal, por exemplo, Manuel João Vieira já foi candidato fictício às eleições presidenciais.

A notícia ganha interesse porque Horst Schlämmer, que adoptou como slogan de campanha "Yes, Weekend!" inspirado por Barack Obama, teria 18% dos votos caso estivesse mesmo na corrida eleitoral, segundo uma sondagem recente. Dá para perceber este resultado quando Horst Schlammer promete "cirurgias plásticas gratuitas e bronzeamento artificial para todos".

Em Portugal, também há partidos com propostas programáticas muito semelhantes. Veja-se o caso do PSD, em que Manuela Ferreira Leite pretende resumir o seu programa a uma página A4, dizendo que assim todos o poderão ler quando a verdade é que MFL tem pouco para apresentar de inovador ao País.

E há líderes, como MFL, que são capazes de se expressar de forma mais enigmática e ambígua do que as cartomantes mais encartadas da praça: "a minha verdade não vai surpreender ninguém porque apesar de todos dizerem que eu não digo nada eu já disse tudo".

Sem comentários: