sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Obama

Caro Pedro Alb, o teu ponto deveria ser: "O que é que Obama tem, que os outros candidatos não tinham?"

A meu ver, Obama não é uma panaceia imediata para todos os "males" da América, de Guantanamo à pena de morte em alguns Estados, passando pela inexistência de um sistema nacional de saúde. Mas Obama tem uma coisa que nenhum dos candidatos teve: a capacidade de mobilizar o povo americano para a mudança (em certo modo, também mobilizou o resto do Mundo para isso e, por isso, só assim se compreende o entusiamo que gerou à escala global).

O voto nos EUA não é obrigatório, como sabes. Nestas eleições - as eleições da década para muitos - milhões de americanos registaram-se pela primeira vez para votar e isso significa que ele conseguiu transmitir esperança na democracia ao povo americano. Sinal desse envolvimento foi o risco para a campanha de uma opção que Obama tomou. Abdicar do financiamento federal e do financiamento de empresas lobistas e apostar apenas no financiamento limitado de pessoas. No final, ele conseguiu arrecadar muito mais dinheiro do que McCain porque conseguiu pouco mas de muitos e muitos milhões de americanos.

Obama pode não ter a experiência e a vivência de McCain. Mas Obama não deixa de ter um programa político. Obama irá representar no plano internacional uma forma mais transparente de ver a América. Por tudo isto e por muito mais, lê o discurso memorável de 4 de Novembro (aqui).

1 comentário:

Nuno Félix disse...

Melhor seria enviares o link do discurso de derrota de McCain. Onde não ouvi um unico trocadilho com o nome do "ex-adversário" que como McCain disse: "muito admira"