quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ao que isto chegou: Governo brasileiro ensina a fazer caipirinha


Quando abri esta notícia na Lusa, não queria acreditar. E, por isso, tenho de partilhar aqui os aspectos mais pitorescos deste absurdo completo.

Tudo tem início numa instrução normativa assinada pelo ministro da Agricultura do Brasil, Reinhold Stephanes, na qual ensina como se faz a caipirinha (para os mais curiosos, está disponível a explicação aqui)

Ao que parece não basta apenas misturar limão, açúcar, cachaça e gelo para fazer a típica bebida brasileira. A caipirinha é oficialmente definida como "a bebida preparada por meio de processo tecnológico adequado que assegure a sua apresentação e conservação até o momento do consumo".
Depois, a caipirinha tem de ter uma graduação alcoólica de 15% a 36%, se estiver a 20°C. É permitido juntar água... mas, atenção, sem pôr em causa o nível alcoólico da bebida!
Quanto ao limão, deve render 1%de sumo com um mínimo de 5% de acidez.
Quanto ao açúcar, apenas é permitida a sacarose - açúcar cristal ou refinado - que poderá ser substituída total ou parcialmente por açúcar invertido e glicose, em quantidade não superior a 150 gramas por litro e não inferior a 10 gramas por litro, não podendo ser substituída por edulcorantes sintéticos ou naturais".

Mas por que raio achou o Estado brasileiro que tinha de intervir nesta matéria?? Ainda se queixam em Portugal da ASAE...

Sem comentários: