quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Valter Lemos diz “nim”.




O Conselho Nacional de Educação propõe fim dos chumbos para alunos até aos 12 anos.
A proposta, revelada hoje no “Diário Económico” baseia-se nas recomendações da OCDE e nos resultados obtidos com uma política idêntica na Finlândia, onde ninguém reprova durante a escolaridade obrigatória. A Finlândia tem o melhor desempenho escolar do mundo.No projecto de parecer “A educação das crianças dos 0 aos 12 anos”, o CNE sugere, em alternativa ao chumbo, “medidas eficazes de apoio”, como “intervenções aos primeiros sinais de dificuldades e estratégias de diferenciação pedagógica”.O secretário de Estado da Educação Valter Lemos disse já esta tarde à TSF que concorda com a existência de alternativas aos chumbos de alunos até aos 12 anos, mas recusou o fim das repetições de ano. Valter Lemos explicou que têm de existir “mecanismos de alternativa” para os que têm mais dificuldades. Na pratica o que Secretário de Estado diz é que concorda com o relatório mas não pretende fazer o que ele recomenda.
Segundo o CNE o actual sistema que obriga o aluno a repetir o ano em caso de uma avaliação negativa dos seus conhecimentos, penaliza exclusivamente o aluno e as famílias numa altura em que a escola tem de partilhar a responsabilidade pelo insucesso. “Há alunos que acumulam insucessos em anos educativos, ficando desenquadrados nas turmas em que são colocados e, em muitos casos, não encontrando alternativas a não ser o abandono”, diz o documento que frisa que o aluno é penalizado por uma falha do sistema.França de Sarkozy estuda actualmente também uma alternativa ao chumbo que, segundo o Haut Conseil de Evaluation de l’Ecole, não é eficaz a fomentar o progresso dos alunos.
Felizmente a competência de aceitar esta recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) é da Ministra da Educação. Se Maria de Lurdes Rodrigues assim o entender os alunos deixarão de reprovar na escola até que completem os 12 anos.
E o que será feito do Presidente do PP sem as crianças excluídas pelo sistema de ensino?

2 comentários:

André Miranda disse...

Amigo, não é "Maria João Rodrigues", a Senhora Agenda de Lisboa, que trata desses assuntos, mas, sim, "Maria de Lurdes Rodrigues", a actual Ministra da Educação. LOL!

Nuno Félix disse...

LOL!!!!!!!!!!!!(tipico)