quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Quanto custa uma PML*



Manuela Ferreira Leite criticou o aumento de vinte e poucos euros, proposto pelo Governo para o salário mínimo nacional. Independentemente de outras considerações da ordem da ideologia e da ética, pensei para comigo: “para quem fala esta senhora?”
Ok, chalaça fácil, se a senhora quase nem fala… mas, analisando meramente a estratégia eleitoral, a que eleitorado apela quando critica uma medida tão justa e que apenas peca pela timidez?
Confesso que apenas ao ouvir as declarações de Augusto Morais à SIC sobre o mesmo assunto alguma coisa fez sentido. Passo a transcrever “a pérola” de memória: “(…) se tiver uma empresa com 5 empregados e se só precisar de 2 para o trabalho corrente da empresa, se tiver 2 destes trabalhadores perto do final do contrato a termo certo, com esta proposta do governo não vou renovar estes contratos (…)”
- Sr. Morais, bem sei que o sr. é o legítimo representante Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas (ANPME), e que mais de 80% destas empresas são detidas por cidadão que não têm mais do que o 4º ano de escolaridade. Mas uma criança ao fim do 2º ano já sabe resolver este problema: se tens 5 laranjas e se só precisas espremer 2 para teres o teu copo de sumo, quantas sobram?
- Por favor Sr. Morais! Como diria um antigo governante…é fazer as contas! E se o Sr. não as soube fazer no momento da contratação do seu pessoal, nada me deixa seguro que as saiba fazer no momento de pagar o ordenado.
“Sr. Pequeno/Médio Empresário”, já agora convide a Dra. Ferreira Leite para sua colega de carteira, e respondam a esta pergunta para exame de 4ª classe:
Q - Se a laranja estiver barata (1€/Kg) e se são precisos 2kg de laranjas para fazer 1 lt. de sumo, com a “exorbitante” quantia de 426€/mês e para um agregado familiar de 4 pessoas, com quantos lts. de laranjada vive cada uma das pessoas desta família?

Que a nossa classe empresarial prefere “alternar” a aprender regras básicas de boa gestão, nós já sabíamos. Mas em que país vive a Presidente do PSD?! A situação conjuntural não é dada a excessos de bondade por decreto, mas o miserabilismo da Dra. a quem serve?! O desespero é tanto para dar guarida a este discurso?!
Mais valia continuar calada Dra. Manuela Ferreira Leite! Até o PP à sua direita apoia o aumento do salário mínimo. Tenha decoro, e pense nas pessoas que vivem nestas condições que são inevitavelmente indignas, e potencialmente lesivas para a integridade física e moral das mesmas!

*pequena/média laranjada

Sem comentários: