sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"Non"-Information

Não sou grande fã de futebol e muito menos da imprensa desportiva. Mas sinceramente, hoje como leitor assíduo da imprensa economica sinto-me um pouco como um leitor de um jornal desportivo durante o verao. Todos os dias é necessário encher 40 paginas e como nada de novo se passa, lá existem uns rumores de uma nova contrataçao do Benfica ou que o "Levezinho" se vai embora.
A imprensa economico/financeira, tornou-se nos dias de hoje uma anedota, o sobe e desce das bolsas, do petroleo, dos juros, das taxas de cambio, de forma quase arbitraria, faz com que todos os argumentos explicativos ja se tenha esgotado e que se usem os mesmo para explicar movimentos contrários.
Já muito se leu de propostas de suspender os mercados durante uns dias ou semanas, mas se vivemos num mundo financeiro de gestao de expectativas e confiança, nao teria um efeito menos nefasto na vida das empresas e pessoas, "suspender" os jornais economico-financeiros durante um par de semanas?
Nao quero com este texto por em causa a liberdade de expressao e informaçao ou a supressao da mesma, apenas uma chamada de atençao ao peso da comunicaçao social na opiniao pública e à necessidade da sua auto-responsabilizaçao.

1 comentário:

Nuno Félix disse...

tens toda a razão... e o nosso direito a ser bem informados?