segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Do guichet da secretaria ao Congresso Marxista


O funcionamento dos serviços administrativos da Faculdade é pior que péssimo, o estudante recem matriculado pede à funcionária de serviço que lhe indique o canal através do qual pode expor a sua insatisfação pelo serviço prestado. Perante a resistência desta, o estudante recorre ao seu inato charme intelectual para melhor persuadir a exaurida trabalhadora, confessa-lhe que o conteúdo da sua comunicação visa apenas sugerir novos procedimentos, nada de queixinhas, e que estes são na defesa dos não só dos melhores interesses dos utentes mas também dos "direitos adquiridos" dos zelosos funcionários. Nem assim, talvez por temor de um mais ortodoxo desabafo, certamente agravado pelo desespero de um dia de esperas, as palavras do estudante não colhem qualquer empatia do lado de lá do "guichet". Apenas uma única justificação pré-gravada e mecanicamente reproduzida, "a culpa disto é das ordens que nos são dadas pelos superiores responsáveis"! O estudante numa tentativa de retratação e na sua humilde, reconhece ignorar o nome desses "Srs. superiores responsáveis". É então que assoma um pingo/mix de generosidade e sarcasmo ao olhar agora sibilante da "inferior irresponsável". Aquele olhar do tipo: "prepara-te que vou brilhar!"
-"A culpa é do ministério vá lá falar com eles, ou então faça queixa à associação (estudantes)" diz sua sapiência burocrática.
Um pensamento do tipo:"Eh pá, que esperta que tu és, nunca tinha pensado nisso, sem a tua ajuda não chegava lá..." acompanhado por uma gigantesca cara de parvo, corresponde às melhores expectativas da "administrativa", o estudante/utente está a caminho da “5th Dimension”, dentro de momentos sentir-se-á como se estivesse numa lista de espera com 7 anos para um transplante urgente do coração. Não há nada a fazer, e o estudante é bem mandado, e um remate do género,"se fosse nas finanças esperava mais e não refilava…", afasta-o antes de existir real perigo de contagiado do brilhante expediente.
O estudante dirigisse então à associação de estudantes.
"- É aqui que facultam os nomes e endereços dos "superiores responsáveis?"
A estupefacção é total, "o colega" não sabe que "isto é mesmo assim"?!.
- "Ò colega ainda tiveste muita sorte, só um dia de espera?! Há quem tire uma senha de um dia para o outro ", ("o colega" ou é estúpido ou mal intencionado, mas ok se quer ter trabalho...).
-"A AE tem uma caixa de sugestões, podes deixar lá um papelinho, que para a semana à reunião de direcção"
O estudante não gosto da sua letra e indaga novamente o colega da AE:
-"Não têm uma morada de e-mail para a qual eu possa dar conhecimento das sugestões que vou remeter aos "superiores responsáveis"?
-"colega tens sitio onde apontar?” (porra, que o gajo é mesmo estúpido! Espera…, se calhar é trabalhador estudante... coitado, se calhar não pode beber, se calhar já nem fod... ok, vou fazer-lhe a vontade!) É a bondade o sentimento invasivo que impele colega superior responsável da AE a ajudar?

No dia seguinte o estudante faz o que havia dito que ia fazer (estranho...), dá conhecimento à AE do texto que havia remetido aos "superiores responsáveis" da faculdade e com isso, voluntaria mas acidentalmente, revela o seu endereço electrónico aos colegas “superiores responsáveis” da AE.
.
O texto que se segue é o 1º texto que o estudante recepciona na sua caixa de correio, provindo da sua AE, após os factos relatados…



"Congresso Marxista
Call for Papers até 20 de Setembro

Call for papers prolongado até 20 de Setembro
A Comissão Organizadora do Congresso Marxista a realizar em Lisboa a 14 e 15 de Novembro dedidiu prolongar o prazo para entrega de propostas de comunicação até ao próximo domingo, 20 de Setembro, tendo em conta alguns pedidos que foram apresentados. Até agora, a Comissão Organizadora recebeu cerca de cem propostas, devendo o programa definitivo do Congresso estar concluído até final de setembro. Como oradores convidados, estão confirmadas as presenças de John Kraniauskas e Paulo Virno...[...]



Call for papers extended until september, 20
The Call for Papers for the Marxist Congress to be held in Lisbon on November 14 and 15 has been extended until next sunday, September 20. Until now, about a hundred proposals have been received. John Kraniauskas and Paulo Virno will be among the keynote speakers of the congress....[...]"


Àmen,

3 comentários:

André Miranda disse...

Amigo, essa Faculdade não muda e mostra que as estruturas vivas da mesma são, afinal, todas iguais (a AE acaba por ser mais uma peça desse "establishement").
Mas afinal o que é que se passou?

Nuno Félix disse...

É a história que conto. Um dia inteiro (das 9.30h às 18.15h) para fazer a matricula. Atendendo, que 6 destas horas foram de espera em pé para ter acesso a um numero de aluno que já havia sido emitido mas que tinha de ser entregue presencialmente ao aluno... é lamentável. Como diria a Srª. Administrativa “Inferior irresponsável”, muita sorte tive eu! Colegas houve que tiraram senha num dia para vir no outro ou que revezaram-se com familiares durante dois dias. Relativamente a isto a AE diz para o estudante se ir habituando!

André Miranda disse...

Realmente não se percebe...Há coisas que nunca mudam e outras que mudam para pior. Boa sorte nessa Faculdade tão caótica que, a prazo, se mudará também para o Campus de Campolide.