quinta-feira, 16 de abril de 2009

Os Homens e os cães.


Este é um texto, sobre os cínicos e cobardes, que anonimamente utilizam o frágil anonimato virtual da blogosfera, para expiarem nos outros o carácter que lhes falta. Este é um texto, que, também, é dirigido a esses "senhores" que se comportam a baixo de cão, e, como tal, é escrito numa linguagem acessível a qualquer rafeiro:

Aqui no Cá Calharas, critica-se sem trela. As patas que nos servem para escrever sobre os favoritos do país e do mundo, também nos servem para assinar os textos que escrevemos. Somos directos, temos nome, passado, família, princípios e convicções. Talvez por isso, de tempos a tempos, pomos uns rafeiros a espumar. Inveja de quem anda bípede e hirto pelo rua? Talvez sim, ou talvez não. Às vezes os canitos até têm bom fundo, são é atiçados por quem lhes dá a ração. Sem coleira, não sabemos a quem pertencem, sem açaime são um problema de saúde pública, e se o dono não traz o saquinho...
O Cá Calharas é uma gaiola de porta aberta para pássaros que voam livres, aqui não se cortam asas nem a falcões nem a galinhas. Será lamentável se tivermos que fechar a gaiola a outros animais de companhia.

10 comentários:

Lacão disse...

Tanto incómodo quando afinal o que estava em causa era uma critica ao facciosismo no pior estilo estalinista em defesa desta governação catastrófica plena na falta de conteúdo e direcção. Tanto incómodo apenas pelo facto da unica e plausivel justificação encontrada para tal sectarista opção seja a de ser seguida por um dos boys. Não vale a pena!
só o fenómeno Isaltino/Felgeueiras/Valentim poderá segurar estes bandalhos no poder.

Jorge Marcedo disse...

Está giro.
Há pessoas que se agoniam com o seu próprio vómito. Deve ser do discurso redondo e fechado, em geral afecta o sistema vestibular. O companheiro Lacão tem duas opções: ou toma vastarel ou rasga o cartão de militante. Tem é que fazer alguma coisa, porque tanto azedume é coisa para lhe fazer mal. Mas eu entendo. Se a líder do meu partido tivesse uma fronha daquelas eu também desatava a chamar bandalho a tudo quanto era gente: políticos, bloggers, comentadores, jornalistas, empregados de balcão, tudo. Ah, e ao Sócras, até porque deve estar a romper por aí um DVD produzido na sede de um partido em Setúbal em que fica demonstrado que enquanto Ministro do Ambiente recebeu em reunião o Madoff, o Mugabe, o Oliveira e Costa e a Floribela. Enfim, o comentário ao comentário já vai longo, e já é demasiado tarde.

Um abraço à passarada.

Lacão disse...

o sr. Macedo falha redondamente nas associações que faz. Sendo irrelevante as filiações, se elas porventura existissem, também as caras pouco dizem sobre os corações, deixo-lhe apenas a recomendação que não se deixe enganar como vulgar papalvo só porque alguém usa fato armani num país com mais de 20% de pobres. Torna-se também irrelevante falar do seu amigo porque o desenlace da novela nem de anuncio necessita, já que o mesmo não foi necessario para os casos Melancia, Felgueiras, Ferreira Torres, Paulo Pedroso, Valentim Loureiro, Casa Pia, Isaltino...

Jorge Marcedo disse...

Caro Lacão,

Posso ter-me enganado no partido, mas não me enganei no perfil: o senhor pertence a um grupo de pessoas claramente identificáveis que criticam sem apresentar propostas, branqueiam o seu passado para criticar o presente e atiram para todos os lados para ver se acertam em alguém. É como os cépticos, que acabam por seguir o dogma de tudo duvidar.
Ao contrário do que diz, Sócrates não é meu amigo. E concerteza não precisa de mim para o defender. Já outros bandalhos da política - a expressão é sua - precisam de todas as artimanhas para conseguir um minimamente honroso resultado em qualquer uma das próximas eleições. Nem que seja andar na blogosfera sob a cobardia de um nickname e uma foto animalesca a chamar nomes a quem emite opiniões.

Lacão disse...

Jorge Macedo, vejo que é um homem que raramente se engana no entanto às vezes confunde apelidos com o que chama de nicknames, vejo também que entende que aquele que diz não ser seu amigo não necessita de defesa pelo fica claro a sua cega veneração.
Não sendo você um cobardolas, pelo menos assumindo-se como tal também ainda não vi a sua fotografia publicada...será o anonimato a sua opção ? não me parece, afinal não é um cobarde!

Jorge Marcedo disse...

Caro Lacão,
O que nunca se engana e raramente tem dúvidas - excepto como se diz correctamente a palavra sigilo - não sou eu. Eu cá tenho muitas certezas em relação às minhas dúvidas e, infelizmente, em relação às minhas dívidas. O que não tenho é nenhuma veneração por José Sócrates. Simplesmente não caio no exercício tão na moda de dizer mal dele sempre que possível.
De todas as formas, se Sócrates não necessita que eu o defenda, também não precisa que você o enxovalhe. Basta ouvir a Manuela Moura Guedes.

PS - Eu, pelo menos, assino o que escrevo com o meu nome e apelido. Se quiser uma foto minha em nu artístico diga-me, ok?

Lacão disse...

Caro Marcedo, mais um erro de analise da sua parte pois a minha preferebcia sera para outro genero no que se refere aos nus artistiscos, e olhe que pelo facto de se apresentar com nome e apelido também não faz de si um James Bond. Quanto ao Socrates, tendo sido um mal menor isso não faz dele alguem que deve estar acima das regras estabelecidas, além de que ficará na história deste país como o governante do pior registo na economia do país desde que existe democracia...esse mérito será incontestavel.

Anónimo disse...

Meças pra este bate-boca. Deixem lá o homem assinar Lacão, desde que não ofenda e seja mais construtivo. Vamos lá apresentar alternativas Lacão!
Podem agora prosseguir com juízo.
Marcedo ou Macedo ou lá como se chama, a audiência do Cá Calharás exige a publicação de uma foto sua totalmente pelado, com a mão no bolso.
Muito obrigados.
Cumprimentações


O Homem da Mancha

Jorge Marcedo disse...

Meus caros, como podem imaginar, eu já me vi nu. E como diria o Markl, não é um espectáculo bonito.
Caro Lacão, a sua análise ao PM sofre dos problemas típicos de quem analisa a actualidade pelo que vê na TVI ou lê no 24 Horas. Olhe à sua volta, nas ruas ou nos centros comerciais. Nos aeroportos, nas praias e nos campos. Parece-lhe mesmo que estamos a atravessar a pior crise de sempre? Observe melhor outras realidades, de outros países. Acha que Portugal é assim tão mau? Se acha que sim, mude-se. Experimente viver no Zimbabwe ou no Afeganistão ou em 90% dos países do mundo. Depois volte e talvez lhe surja uma ou outra ideia para ajudar a mudar as coisas.
Sócrates, como Primeiro-Ministro, não tem sido particularmente brilhante. Mas herdou um país em crise, mais do que financeira, um país em crise de identidade. Existem coisas más demais um pouco por todo o lado para se conseguir fazer o que quer que seja. E nem as coisas positivas são entendidas dessa forma.
O Padre Vaz Pinto dizia há uns tempos que é mentira que os portugueses actuais sejam os herdeiros dos portugueses que deram novos mundos ao mundo. Na verdade, nós somos herdeiros dos que cá ficaram.

Lacão disse...

Caro Marcedo, como o outro não duvidas a respeito da evolução que PT regista nos ultimos 30-40anos. Dois pontos: 1- em nada se deve ao PM actual, este registo de evolução já vem desde ante do 25 de Abril; 2- é errado o seu registo de comparação - não faça o mesmo que burgesso do ministro da economia que nos compara aos chineses em termos de eficiencia no custo de mao de obra, ou seja não se nivele por baixo.
O pior registo da econima verificar-se-á este ano, periodo em que os politicos reservam para dar benesses e assim conquistar os papalvos. Este governo herdou sim sr. uma situação complexa (apesar deste PM ter ajudado a contruila no consulado do banana do Guterres), mas isso não os isenta de serem INCAPAZES de contornar os obstaculos com que se depararam. Ou seja, a imagem de marca é INCAPACIDADE e o registo record na economia.
PS: Depreendo que pelo seu exercicio de comparação com os mais desgraçados paises não esteja nos quadros das muitas empresas que todos os dia fecham: isso sim é dramatico (aqui no nosso burgo claro está)