sexta-feira, 17 de abril de 2009

O dia que pariu o “sigilio”


Afinal, o dia de hoje não será lembrado pelas últimas exéquias ao defunto sigilo bancário? Pelo menos,para mim não!
Foi um dia inteiro de manhã à noite, na televisão e na rádio, da esquerda à direita ou ouvir: “sigilio” para aqui, “sigilio” para acolá...
Primeira vez que ouvi, pensassei: “Sigilio”!? Que disparate! Vê-se mesmo que é deputada!
Segunda vez que ouvi: “Sigilio”!? Que horror! Vê-se logo que é uma jornalista da TVI!
Quadragésima sétima vez que ouvi: “Sigilio”!? Nuno, até tu, que dás umas calinadas de vez em quando, sabes que “sigilio” não existe, nem aqui nem em Belém!
Pensava eu…
Depois de jantar, ligo a televisão, regulo o volume, o Chefe de Estado, Sua Excelência o Presidente da Republica, fala sobre as iniciativas legislativas do dia para o combate à corrupção. O que terá para dizer?
“Há muito que defendo o levantamento do “sigilio” bancário!”
Desculpe senhor Presidente, importa-se de repetir?!
“Há muito que defendo o levantamento do “sigilio” bancário!”Pronto, rendo-me! Se o “bué” nasceu em Angola, foi adoptado para os lados da Damaia, e entrou para o Dicionário de Língua Portuguesa, o “sigilio” que é parido por todo lado e é bem nutrido pela boca do mais alto signatário da nação nem precisa passar pelo crivo dos Doutores da língua de Camões.
Se o Professor Cavaco Silva diz “sigilio”, quem são as ferramentas de ortografia e gramática do Word para o contrariar.
Eu pela minha parte, já cumpri com o meu dever cívico e adicionei o novo vocábulo ao dicionário do meu computador.

6 comentários:

Lacão disse...

De acordo com o teor do post, só faltou referir a chico-espertice que fez levantar o tema nesta altura, quando tinha sido renegado por muitas vezes. Será que alguem anda atrapalhado ? com as sondagens ? com os piores resultados da economia dos ultimos 60 anos ?

Luís Viegas disse...

"Lacão", se és Homem identifica-te! Senão não passas de mais um Cobardola que se esconde atrás de um Nick para ofender toda a gente com impunidade.

Luís Viegas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Viegas disse...

Félix, apesar de achar que tens razão, penso que o que o Presidente fez foi mandar um grande Algarviada à moda antiga. Apesar de achar que as figuras públicas terem o dever de falar bem e não dar erros, acho um exagero dar-se tanta importância ao facto. É mais um fait-divers, que outra coisa. O povo já está habituado a isso e sabe distinguir o português correcto de uma boa calinada...

Lacão disse...

Viegas, o que queres dizer com identificar ? que elemento ou informações necessitas tu ? Não tenho nada a esconder. Mas já que estás nesse plano identifica-te tu também ó homem de coragem e exemplo para a humanidade. E já agora que dizes que o Presidente mandou uma Algarviada, porque é que não te referes à palhaçada de quem desencadeou isto ? o facto de terem convenientemente desterrado o Cravinho para chegar agora com este "sentido de oportunidade" ? és homem para isso ou vais-te esconder na hipocrisia?

Nuno Félix disse...

O texto resume o que constatei durante o dia inteiro. Um erro de português repetido por todo o tipo de gente.
A nossa lingua na lama