Francisco Nunes Correia falava hoje em Lisboa à margem da cerimónia de assinatura de protocolos de duas medidas de desincentivo do uso do transporte individual, que envolvem a Galp Energia, a Carris e o Governo.
As medidas do 'Car Pooling' e do 'Car Sharing', considerou o ministro, são «uma porta de entrada que prepara a consciência das pessoas para isso (para as portagens à entrada das cidades)».
«Várias vezes me têm perguntado porque é que o Ministério do Ambiente não promove portagens na entrada das cidades. Em primeiro lugar, isso não se pode fazer sem a aquiescência dos municípios. Por outro lado, mais importante ainda que os poderes locais é a consciência das populações» , considerou o ministro.
O programa de 'Car Sharing' lançado pela Galp Energia promove a utilização partilhada de automóveis individuais, enquanto o sistema de 'Car Pooling' da Carris permite aos utilizadores alugar carros adjudicados à empresa (e espalhados por sete parques em Lisboa) por períodos curtos através do cartão Lisboa Viva.
«É com medidas como estas que as pessoas vão compreedendo o problema, o absurdo, a deseconomia, o desperdício que é andar a gastar gasolina num carro de uma tonelada, que leva lá dentro uma pessoa com 50 quilos» , frisou o ministro.
«À medida que os cidadãos se vão apercebendo disto vão recorrendo mais a estes sistemas e estão a um passo de aceitar alguma forma de penalização, ou à entrada das cidades ou nas portagens convencionais. Estas medidas preparam a consciência das pessoas para outras, porventura, mais enérgicas» , afirmou o responsável.
Questionado sobre se considera «inevitável» a introdução de portagens à entrada das grandes cidades portuguesas, Nunes Correia respondeu: «Olhando para aquilo que é a trajectória das sociedades contemporâneas e olhando para aquilo que as cidades mais desenvolvidas hoje já fazem, porque é que Lisboa há-de ficar para trás? Porque há-de estar condenada ao subdesenvolvimento?».
Só o timing não parece ser o mais adequado, ainda que o ministro tenha recordado o êxito destas medidas em grandes capitais europeias como Londres.
«Este é o momento? Talvez não seja o momento. Neste momento estamos a lançar uma medida que eu acho que cria clima para isso» , admitiu o ministro.
«Em Londres está a ser um modelo de sucesso, porque é que aqui não iria ser?» , questionou.
Lusa / SOL
3 comentários:
haja coragem politica.
O programa de 'Car Sharing' lançado pela Galp Energia promove a utilização partilhada de automóveis individuais, enquanto o sistema de 'Car Pooling' da Carris permite aos utilizadores alugar carros adjudicados à empresa por períodos curtos através do cartão Lisboa Viva.
Não é ao contrário? O projecto da Galp é de "car pooling" e o da Carris é de "car sharing"?
É pois. O jornalista da Lusa é que por inabilidade ou desconhecimento, trocou os conceitos...
Enviar um comentário