No próximo dia 28 de Março, por iniciativa da WWF, que envolve cidadãos comuns, governos e empresas numa acção conjunta que pretende sensibilizar os menos atentos para os efeitos nefastos do aquecimento global. Até ao momento mais de 900 cidades em 80 países já se comprometeram a apagar as luzes dos seus edifícios mais emblemáticos. Convidando também a restante população, a no dia 28 às 20h30 a apagar as luzes, e ver como pode fazer diferença no combate ao aquecimento global.
É uma excelente iniciativa de carácter pedagógico. Contudo acho que a maioria das pessoas se vai estar a borrifar para a medida, fazendo com que passe ao lado e o objectivos atingidos sejam residuais.
A minha ideia era que se fizesse uma campanha do mesmo género mas ao contrario. Ou seja, àquela hora tudo a ligar os equipamentos disponíveis. Veriam que o resultado era muito mais sensibilizador, pois os sistemas iam todos a baixo, por falta de capacidade de resposta. Talvez aí as pessoas pensassem que vale a pena reflectir, se este cenário de consumo será sustentável.
O mesmo se devia aplicar no “dia sem carros”. Nesse mesmo dia deviam pedir às pessoas todas para virem de carro para os seus empregos, e outras deslocações. Iam ver que seriam poucos os que conseguiriam chegar ao seu destino, muito menos sem um belo ataque de nervos. Mais uma vez talvez perante essa situação as pessoas pensassem antes de usar o carro por tudo e por nada.
Sem comentários:
Enviar um comentário