terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

#Spectrial - O julgamento mais mediático de sempre?


Começou ontem na Suécia aquele que poderá ser o julgamento mais mediatizado de sempre. Nele, o Estado Sueco e os gigantes da indústria audiovisual tentam a condenação de 4 "piratas" por auxílio à pirataria informática.

Os quatros piratas são os fundadores/gestores do famoso site www.thepiratebay.org um dos mais usados para localizar torrents de ficheiros multimédia. Em 2006 a polícia Sueca num raid às suas instalações tinha apreendido 60 servidores, no sentido de fechar o site, mas 3 dias depois já estavam online novamente.

Mas porque tem este julgamento o potencial de vir a ser o mais mediático de sempre?

Os ingredientes são vários:

4 "acusados" que acreditam na liberdade de partilha de informação e que têm mantido ao longo dos anos uma atitude desafiante perante os gigantes da indústria audiovisual. No seu site publicam todas as cartas recebidas e respectivas respostas, o que proporciona alguns momentos do mais puro humor negro.

Toda uma comunidade mobilizada na mediatização do processo que gera:
  1. Vários feeds audio e video em directo do julgamento, alguns com tradução e comentário em inglês
  2. vários bloggers e twitters que acompanham, dentro e fora da sala de audiências, cada minuto do julgamento. O termo "spectrial" inventado pelos "acusados" tornou-se um dos mais pesquisados no mundo nestes dois últimos dias.
  3. As peças processuais que são disponibilizadas online quase em tempo real
Um partido político (Partido Pirata) que na Suécia neste momento é dado como tendo hipóteses de eleger alguém para o parlamento europeu.

Para quem estiver interessado em acompanhar o julgamento recomendo o própria página do The Pirate Bay
http://trial.thepiratebay.org/
e este mecanismo que agrega todas as entradas no twitter com o termo #spectrial
http://twitterfall.com/#spectrial

Sem comentários: