Começou ontem na Suécia aquele que poderá ser o julgamento mais mediatizado de sempre. Nele, o Estado Sueco e os gigantes da indústria audiovisual tentam a condenação de 4 "piratas" por auxílio à pirataria informática.
Os quatros piratas são os fundadores/gestores do famoso site www.thepiratebay.org um dos mais usados para localizar torrents de ficheiros multimédia. Em 2006 a polícia Sueca num raid às suas instalações tinha apreendido 60 servidores, no sentido de fechar o site, mas 3 dias depois já estavam online novamente.
Mas porque tem este julgamento o potencial de vir a ser o mais mediático de sempre?
Os ingredientes são vários:
4 "acusados" que acreditam na liberdade de partilha de informação e que têm mantido ao longo dos anos uma atitude desafiante perante os gigantes da indústria audiovisual. No seu site publicam todas as cartas recebidas e respectivas respostas, o que proporciona alguns momentos do mais puro humor negro.
Toda uma comunidade mobilizada na mediatização do processo que gera:
- Vários feeds audio e video em directo do julgamento, alguns com tradução e comentário em inglês
- vários bloggers e twitters que acompanham, dentro e fora da sala de audiências, cada minuto do julgamento. O termo "spectrial" inventado pelos "acusados" tornou-se um dos mais pesquisados no mundo nestes dois últimos dias.
- As peças processuais que são disponibilizadas online quase em tempo real
Para quem estiver interessado em acompanhar o julgamento recomendo o própria página do The Pirate Bay
http://trial.thepiratebay.org/
e este mecanismo que agrega todas as entradas no twitter com o termo #spectrial
http://twitterfall.com/#spectrial
Sem comentários:
Enviar um comentário