sábado, 17 de janeiro de 2009

Realismo orçamental: o caso irlandês

As comparações entre as políticas económicas dos países podem servir-nos de referência mas não podem ser copiadas ou integralmente reproduzidas porque os países são diferentes e porque os respectivos contextos sociais e económicos são também distintos. Por isso, sempre repudiei há alguns anos atrás, a demagogia de uma certa direita (Miguel Frasquilho e companhia) que apontava como exemplo a seguir o modelo de desenvolvimento irlandês. O modelo tinha notórias virtualidades, mas cada país é um país, é preciso não esquecer.

Como é bem assinalado por Vital Moreira ao ilustrar o quadro macroeconómico da Irlanda para 2009, não nos devemos amedrontar pelas novas projecções que o Governo anunciou ontem após o Conselho de Ministros extraordinário, mas também não devemos dar ouvidos às profecias anunciadas pela oposição. A crise supera-se enfrentando as dificuldades uma a uma. Em 2009 exigir-se-á que os portugueses sejam mais solidários e será também exigível uma maior responsabilidade social dos políticos e da sociedade civil. Até porque, há momentos em que a intervenção do Estado atinge os seus limites (o investimento público não pode ser maior e os impostos não ser mais reduzidos), pelo que a sociedade civil e o mundo empresarial têm também eles de saber ajustar-se aos novos tempos.

Vejam os números macroeconómicos da Irlanda para 2009: (i) défice 9,5%; (ii) abrandamento económico -4,5%; (iii) desemprego 10%; (iv) baixa do preços das casas em 60% (disponibilizados pelo Financial Times aqui).

A prosperidade e o desenvolvimento económico da Irlanda eram tantos que agora se receia que o Fundo Monetário Internacional (sim, aquele que andou por Portugal no final da década de 70, início da década de 80) tenha de intervir naquele país.

2 comentários:

Anónimo disse...

Afinal isto é um blog colectivo ou é o blog de propaganda do André Miranda? Ainda não percebi.

André Miranda disse...

Meu caro, é um blogue colectivo em que, felizmente, as opiniões divergem mais do que convergem.
Agradeço o cumprimento mas a realidade é o que é.
AM