quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Saramago visto do outro lado do Atlântico


A conceituada revista americana New Yorker publica na sua última edição uma recensão crítica do romance de José Saramago "As Intermitências da Morte" (em inglês e com ajuda do Lauro Dérnio..."Death with Interruptions"), que nos mostra um olhar bem interessante sobre a escrita desta autor (ver aqui).

Vale a pena a leitura do artigo de James Wood, com o título "Death takes a holiday", que não deixa de passar ao lado do já famoso estilo narrativo de Saramago de longas frases e de parágrafos não pontuados. A crítica é muito favorável a este livro de Saramago, referindo que Saramago tem a capacidade de parecer sábio e ignorante ao mesmo tempo, como se não estivesse realmente a narrar as histórias que narra.

O estilo de velho sabedor e bom contador de narrativas simples, repletas de alusões existencialistas, tem sido, a meu ver, o estilo que marca os últimos livros de Saramago (Ensaio sobre a Cegueira, Ensaio sobre a Lucidez, As Pequenas Memórias, etc.). Vamos ver o que nos oferece o novo livro "A viagem do elefante". Já agora, se quiserem consultar o blogue pessoal de Saramago é só ir aqui.

1 comentário:

Nuno Félix disse...

Não te conhecia apreciador do nosso Nobel(e). Bem vindo ao clube. E que tal iniciarmos com Saramago o nosso clube de leitura?