sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O Paraíso na Terra...

Para os que como eu se rendem aos prazeres de Baco, começam hoje três dias de Paraíso na Terra.

Encontro com o Vinho, na Fil Antiga, é uma feira de vinhos, onde dezenas de produtores nacionais mostram, leia-se dão a provar, as suas gamas de vinhos.

Na prática, e por cortesia do Ponte, significa poder provar centenas de vinhos num só local, ao mesmo tempo e sem nada pagar.

Há também uma zona com Queijos, Presuntos & Companhia, que isto de beber, perdão, provar tanto vinho de barriga vazia pode não correr muito bem.

Algumas dicas:

- Dar uma primeira volta sem tocar em nada, e escolher os 10/15 produtores que se quer provar (se provarem 3 vinhos por cada um já vamos em 45...). Eu diria que uma selecção de 2/3 dos mais conhecidos e os restantes que nunca tenham ouvido falar é uma boa ideia.

- Os produtores começam por oferecer os vinhos de gama mais baixa... Digam que já conhecem e apontem (até isto se torna progressivamente mais dificil...) para os de gama mais alta (teoricamente melhores, mais raros e mais caros) e com um ar meio alcoolizado (nem precisam de se esforçar...) digam qualquer coisa do género "Aquele é novo, não é?"

- Vão receber um biberon, ops copo, que serve para provar, ou seja, levar o vinho à boca e cuspir, sim, cuspam!!! (obviamente num recipientes próprios para o efeito lá colocados...) Só o álcool que inspiramos chega para nos emborrachar fortemente, e mesmo que só engulam o melhor de cada... Já vamos em 15 vinhos...

- A cada 3/4, parem, bebam água e se possível comam qualquer coisa (a tal outra zona).

- Quando começarem a levar o copo vazio à boca, é boa altura para ir para casa...

Goes without saying que levar carro é uma péssima ideia... Se não conseguirem provar a feira inteira, não se preocupem, Roma e Pavia não se fizeram num dia, e Sábado e Domingo há mais...


Post Scriptum (Mania de usar abreviaturas manhosas, aliás, sabiam que é o nome de belo vinho do Douro?) - Adivinhem para onde eu vou, assim que acabar de escrever este post?

4 comentários:

Luís Viegas disse...

Caro amigo, deixo algumas notas:
1- O teus posts estão longo de se tornar uma commoditie. Fazem parte dos bens intagíveis e raros. Mas cada um escreve o que pode e quando pode.
2- Também fui agraciado pela generosidade do Ponte, mas estou doente. Deixa ver se consigo ir lá até Domingo.
3- Aonde é que foste buscar essa pseudo entidade encapotada - Pedro Alb. Era a mesma coisa se eu assinasse, Manuel Vi...

Penso que não havia necessidade (ZZZ)

PS - o sítio para onde foste...deixa-me adivinhar, para a FIL, degostar a vinhaça!

Nuno Félix disse...

Pela minha parte proponho a expulsão do Ponte por manifesta e hostil selectividade nos convites endereçados

Nuno Félix disse...

...gajos de esquerda só devem beber bagaceira com certeza...

André Ponte disse...

Se soubessem o trabalho que deu arranjar aqueles míseros 6 convites... se os tivesse oferecido às meninas, a contestação teria sido maior.
Preso por ter cão...

Espero que quem tenha ido tenha gostado.

Abraço