sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Carros eléctricos: o futuro quase presente

Cada vez mais surgem notícias sobre os benefícios da utilização de carros eléctricos. Não só me parece um debate inteligente como me parece uma solução inevitável face ao (i) esgotamento dos recursos energéticos, em especial o petróleo e à (ii) necessidade de atacar o problema do aquecimento global reduzindo as emissões de CO2 para a atmosfera.

É bom saber que esta é uma questão relativamente à qual tem havido um empenho muito significativo do Governo. O Público de hoje (aqui) fala da possibilidade de haver novos incentivos fiscais que poderão passar por abatimentos em sede de IRS/IRC, que se juntariam aos incentivos já existentes (isenção de imposto sobre veículos e de imposto único sobre circulação). Por outro lado, o Governo, resistindo à lógica de favorecer um determinado oonstrutor, encontra-se a preparar um outro aspecto fundamental: a criação de uma rede de carregamento multi-marcas que permita alcançar uma cobertura abrangente a nível nacional.

Sabemos que muitas vezes o problema destas inovações é haver uma distância entre aquilo que nos é apresentado e a realidade. Não basta estarmos no bom caminho. A pergunta que nos vem logo à cabeça: "Onde e quando é que posso comprar um carro destes?".

1 comentário:

Marcos Caldeira disse...

Neste momento em Portugal a electricidade é produzida numa elevada percentagem com recurso aos combustiveis fosséis, serao os automóveis electricos a soluçao ao problema do aquecimento global??? nao estaremos apenas e uma vez mais apenas a alterar o problema???
deixo à discussao.