sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A propósito de mobilidade

Para os mais distraídos, estamos em plena semana europeia de mobilidade. Uma série de iniciativas estão a ser promovidas, para no futuro conseguirmos ter cidades mais sustentáveis, garantindo a mobilidade dos cidadãos e mercadorias. As causas para o actual estado da arte, são inúmeras. Vão desde o congelamento das rendas, no tempo do estado novo, e reforçado no pós-25 de Abril, passando pelo planeamento da própria cidade, a falta de uma estratégia bem definida, até à pouca racionalidade e eficiência com que são utilizados os recursos. Logo há de facto um longo caminho a percorrer, e uma série de comportamentos a alterar. Alguns deles estão a ser postos em causa, não porque as pessoas ganharam consciência disso, e de livre vontade alteram o que está mal. Mas sim porque a conjuntura macroeconómica assim o obriga. Afinal as crises também têm aspectos positivos, e alavancam a certas mudanças necessárias que de outra forma não ocorreriam.

Eu, pessoa cada vez mais atenta e interessada nestas matérias, e por acreditar naquela célebre frase de Peter Drucker – “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo…”, fui a uma conferência intitulada – Tecnologia Automóvel e os Desafios Energéticos: que Soluções para o Futuro? Teve como orador o Prof. Tiago Farias (DTEA-IST), e foi promovido pela Lisboa E-Nova – agência municipal de energia e ambiente.

Valeu a pena, claro que sim. Mas tenho para mim que isto da acessibilidade e formas de a fazer, onde se insere a mobilidade, ainda é um diamante em bruto. Ainda estamos na fase de investigação e experimentalismo… Aliás, atrevo-me a dizer que as soluções, e a forma como se vibra com a sua possível aplicação, estão ainda confinadas a estes pequenos auditórios. Onde por sinal só cerca de uma dúzia de pessoas (os “idiotas” da coisa e seus seguidores) vibram com estas soluções. E, temo que vibrem mas com a sua aplicação nos outros, pois eles têm estatuto para andar sempre de carro.

Resumindo, há muito trabalho a fazer. Têm sido dados pequenos passos, mas na generalidade, é tudo marketing… Carsharing da Carris, depois de ver o programa oficial completo, nem vê-lo. É pena… e mais uma vez era marketing.

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