terça-feira, 23 de setembro de 2008

Infelizmente é a comunicação social que temos


Subscrevo em absoluto as palavras do Daniel Oliveira relativamente àquela que foi apresentada como a grande "cacha" do dia pela comunicação social: os "Magalhães" vêm com os filtros do software de controlo parental desligados e, por isso, pobres das nossas criancinhas que vão começar a ter acesso a toda a pornografia existente na Internet.

Daniel Oliveira tem razão em duas coisas:

1.º - Devem ser os pais/encarregados de educação a decidir activar o sistema de controlo parental e os termos dos filtros a utilizar e não o Estado - como a tão chocada e puritana comunicação social veio exigir - antes de entregar os "Magalhães" às criancinhas.

2.º - As debilidades apontadas ao pobre "Magalhães" já existem em todos os computadores que estão ligados à Internet e nunca haverá um sistema totalmente infalível que evite que as crianças possam ter acesso a conteúdos menos próprios.

Foi também assinalado pela comunicação social que estes pequenos computadores afinal não são uma invenção portuguesa ou uma iniciativa orginal do nosso Governo. Foi referido que o "Magalhães", na verdade, de origem o Intel Classmate PC, têm homónimos por todo o Mundo. Se a nossa comunicação social fizesse alguma pesquisa, também poderiam dar conta do projecto de Nicholas Negroponte "One Laptop per Childen", cujo objectivo principal não é potenciar a capacitação tecnológica mas utilizar os computadores para melhorar a educação das crianças dos países mais pobres do mundo. Ou seja, um projecto com uma visão muito mais focada em dar resposta aos problemas mais difíceis dos países menos desenvolvidos.

2 comentários:

Nuno Félix disse...

Comunicação social... fazer pesquisa... nahhh... dá muito trabalho!

André Miranda disse...

Vê lá se consegues discutir estes problemas na Faculdade! Por alguma coisa se chama Ciências da Comunicação... um abraço grande