segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Ai Portugal, Portugal… (Um desafio)

Queria deixar um desafio aos meus companheirosde Blog e “qui ça” aos nossos leitores: “Que podemos fazer para promover o nosso Portugal?”
Como sabem vivo em Espanha à 2 anos, e já muito ouvi dizer de Portugal, sobretudo ouvi palavras de ignorancia, que revelam um desconhecimento profundo do nosso país, para muitos Portugal é o país das “sabanas e toallas baratas”.
Este ano recomendei e fiz 5 roteiros de visita a Portugal, um total de 14 espanhois que consegui com alguma facilidade deslumbrar.
Comentários desde as gentes bastante amáveis, simpáticas e prestáveis, ao excelente vinho , à variada e moderna gastronomia, aos doces “riquisimos”, aos locais “inolvidables”, às vistas, às paisagens, ao Pôr do Sol (en una terraza con una mini), à limpeza dos espaços, à rede viaria (nova e de alta qualidade), à qualidade dos transportes (comboios que funcionan). Um exagero, diram alguns, mas a verdade é que quando viajamos por esse mundo fora, percebemos que o nosso bairro nao é o pior do mundo, talvez possa até ser um dos melhores.
A verdade é que estas pessoas revelaram um grau de surpresa que a mim por um lado me orgulha e por outro me intristesse. Este grau de satisfaçao é revelador de uma baixa expectativa e de um conhecimento muito reduzido e muitas vezes erróneo.
Aqui em Espanha, vejo diáriamente na TV anuncios dos paises da “nova europa” com paisagens, com experiencias que despertam curiosidade e desejo. Algo, apenas recordo de ter visto de Portugal.
Vendemos o Figo , O Ronaldo, O Mourinho, e o vinho do Porto, porque nao vender a Alheira, o Vinho Alentejano, O Bacalhau, O Cozido, O Leitao, Aveiro, Cascais, Foz Do Arelho, ou “qui ça” vender mesmo Portugal... tantas outras coisas, ou porque nao por estes Senhores a vender Portugal, porque usava o Figo um boné da Nike e nao um boné de Portugal.
Amigos o desafio está lançado, espero ler muitos comentarios... um mote português antigo diz “O Povo Unido jamais será vencido”, mas como a Uniao é hoje cada vez mais dificil, corrijo com o ditado popular “grao a grao enche a galinha o papo”... ou como diria Ana Carolina “Sabemos como foi o ínicio, mas podemos mudar o final”

Sem comentários: