quinta-feira, 31 de julho de 2008

Não basta...

Ouço com alguma frequência dizer que se pode medir a importância de alguém pelos seus inimigos...

Ora aqui temos um excelente exemplo.

Não basta ter ganho três eleições seguidas, duas delas com maioria absoluta (e ter sido o primeiro e único a fazê-lo até agora).

Não basta ter sido Primeiro Ministro durante uma década, sem pantânos, fugas para a Europa ou dissoluções (make my day e falem da Moção de Censura do PRD e do sagaz político Constâncio...).

Não basta ter sido eleito Presidente da República à primeira, contra o "Pai" (ou parvo como preferirem) da Democracia Portuguesa e contra o "Poeta" (ou novamente o parvo) desta mesma Democracia.

Não basta ter feito tudo isto sendo de direita num país que em 74 descobriu que era de esquerda (de Rio Maior para baixo, pelo menos).

Não basta ter tido a coragem de fazer o que era preciso fazer, mesmo quando isso significou perder votos e eleições (se fosse hoje o buzinão da ponte só acabava em Agosto pq o povo de revoltava por não poder ir para férias)

Não basta ter lançado obras como a Expo ou a Ponte Vasco da Gama (por favor comparar com a nova ponte, o aeroporto ou o TGV...).

Não basta ter feito tudo isto afrontando os media (só dedico 5 minutos por dia a ler jornais, ah Leão, quem mais neste país os tem no sítio para dizer isto?).

Não basta ter feito tudo isto sem que sequer um grão de pó de suspeita sobre a sua conduta ética e moral se tenha levantado (por oposição a ...Iberdrola, Mota Engil, BES, Sobreiros, etc)

O que é preciso mais? Quem é que se pode de alguma forma comparar?

Ninguém é perfeito, e quanto mais de faz, maior a probabilidade de errar...

Mas os Guterres, Santanas, Durões, Portas, Sampaios ou Sócrates é que são bons...?

Se calhar são, pelo menos não destoam tanto da mediocridade, facilistimo, demagogia, cobardia, incapacidade, estupidez e imbecilidade que tão bem caracterizam boa parte do país...

Sem comentários: