terça-feira, 4 de março de 2008

Nasce um novo partido


Até ao momento ainda não se conhecem quaisquer propostas concretas de acção política, apenas se sabe que o novo partido - de seu nome "Movimento Esperança Portugal" - que vai já disputar as próximas eleições europeias em Junho de 2009, pretende estar rigorosamente ao centro, entre o PS e o PSD.

O primeiro rosto conhecido é o do anterior Alto Comissão para a Imigração e o Diálogo Intercultural, Rui Marques, não se sabendo ainda se lhe caberá liderar o novo partido.

Sabendo quão importante é o eleitorado do "centrão" para a obtenção de maiorias estáveis, até que ponto este novo partido não poderá representar mais um contratempo para José Sócrates na corrida para a segunda maioria absoluta?

Acontece que, conhecendo as posições ideológicas de Rui Marques, próximo da Igreja Católica, talvez este novo partido vá correr atrás do eleitoral democrata cristão cada vez mais longe do PP de Paulo Portas, podendo Sócrates manter-se descansado enquanto o "Movimento de Intervenção e Cidadania" de Manuel Alegre se mantiver como tendência interna dentro do PS.

Fala-se que Rui Marques irá agregar, para além de Maria José Nogueira Pinto, também alguns dos movimentos que em 11 de Fevereiro de 2008 saíram derrotados do referendo sobre a despenalização da IVG.

2 comentários:

Nuno Félix disse...

Boa análise. Paulo Portas que se cuide. Mas ficará Alegre só pela tendencia?

Luís Viegas disse...

Se o objectivo é criar só mais um partido, a única vantagem poderá eventualmente ser a diversidade. Mas se a paradigma de funcionamento for igual à dos existentes, sem a preocupação de ir ao encontro dos interesses actuais dos cidadãos, é mais um contributo para o processo de implosão dos partidos políticos como os conhecemos...