Acaba de ser eleito o próximo presidente da Federação Russa. Chama-se Vladimir Put...desculpem trata-se, sim, de Dmitry Anatolyevich Medvedev, 42 anos, seu antigo chefe do gabinete, e que, para além de primeiro vice-primeiro-ministro, é, imagine-se, igualmente "chairman" da toda poderosa Gazprom.
Mas Putin não sai de cena. Para além do seu sucessor já ter dito que vai manter as prioridades e as políticas desenvolvidas, parece que Putin está à beira de aceitar o convite que lhe foi feito para ser Primeiro-Ministro.
O primeiro teste à liderança do novo presidente da Federação Russa acontecerá em Julho próximo, quando na reunião do G-8 se ficar a saber se o novo presidente vai sozinho ou se vai acompanhado do antigo presidente Putin ou se é mesmo este que vai assegurar a representação da Rússia.
Ainda que um tenha um poder formal acrescido (o sistema russo tem um forte predomínio do Presidente) sobre o outro, a questão será ser saber como vão estes dois homens partilhar os destinos da Rússia.
2 comentários:
A Russia a precisar de uma nova glastnost
Enviar um comentário