segunda-feira, 11 de julho de 2011

Leitura obrigatória

Está tudo aqui. Como a realidade dos número desfaz os mitos contra o Estado Social construídos pelos agentes políticos que nos governam actualmente. Estes resultados deveriam ser afixados em todos os serviços públicos da área social (saúde, segurança e solidariedade social, educação).

sábado, 9 de julho de 2011

O primeiro "downgrade" do memorando da troika

Diz o ponto 3.44 do Memorando de entendimento sobre as condicionalidades de política económica: "Reorganizar a estrutura da administração local. Existem actualmente 308 municípios e 4.259 freguesias. Até Julho 2012, o Governo desenvolverá um plano de consolidação para reorganizar e reduzir significativamente o número destas entidades [municípios e freguesias](…) Estas alterações, que deverão entrar em vigor no próximo ciclo eleitoral local [2013-2017], reforçarão a prestação do serviço público, aumentarão a eficiência e reduzirão custos".

No congresso extraordinário da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Passos Coelho revelou novos sinais de fraqueza política ao anunciar - repito, no congresso dos municípios - apenas a redução de freguesias, através da sua associação.

Em que ficamos? O memorando é para cumprir apenas parcialmente? Vai o Governo ficar-se pelo elo mais fraco do poder local? O PSD sabe que tem no poder autárquico uma grande base do seu apoio político a nível local e que, em 2013, não quer perder a maioria das presidências de câmaras (cerca de 140 nas eleições de 2009).

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Diogo Vasconcelos, a tua memória perdurá para sempre


Estou profundamente desolado com a tua perda. Foste uma grande inspiração e, mesmo só te tendo conhecido há poucos anos, senti a tua amizade e respeito.

A comunicação social fala de ti como o mandatário de Cavaco Silva para a sociedade do conhecimento. Mas esse foi o mais insignificante dos teus projectos de vida. Quem te conhece bem sabe que foste um realizador e um descobridor. Foste daquelas raras pessoas que tem um dom de prever o futuro e de o antecipar no presente. Tiveste sempre uma visão positiva do Mundo. Recordo aquela fantástica semana passada em Julho de 2008 em San Sebastian na Escola de Verão sobre Inovação Social.

Para mim, as palavras "empreendedor" e "inovação" terão sempre a tua cara.