terça-feira, 17 de maio de 2011

O faz de conta que é a independência da UTAO

Durante a última legislatura, em sucessivas iniciativas, o PSD fez do reforço da UTAO (unidade técnica de apoio orçamental da Assembleia da República) a sua bandeira para a transparência das contas públicas, sempre argumentando que só uma "entidade independente do poder político" como a UTAO poderia "dar a verdade" sobre a "situação real" das contas públicas.

Sem que eu esteja a pôr em causa a necessidade de a Assembleia da República estar dotada de um corpo técnico em matéria orçamental que auxilie os Deputados na avaliação económico-financeira das medidas legislativas que são propostas, a UTAO lá acabou por ver reforçado o seu corpo técnico, no meio do "deve-haver" das negociações impostas pelo PSD para a viabilização do PECs 1 e 2 e do OE 2011.

Conhecendo eu o Joaquim Miranda Sarmento há muitos anos e sabendo a sua intensa militância no PSD, nunca pensei que este pudesse esquecer o necessário decoro que lhe era exigível como técnico de uma unidade com a configuração da UTAO.

Pois bem, sabem quem escreve este artigo no Diário Económico de hoje?

É caso para perguntar: será que a tão propalada independência da UTAO permite que os seus técnicos, como aconteceu com o Joaquim Morais Sarmento, escrevam artigos panegíricos sobre o programa económico do PSD?

POST-SCRIPTUM 18 DE MAIO DE 2011: Soube entretanto que o Joaquim Miranda Sarmento já não integra a UTAO e que terá ido fazer o doutoramento para a Irlanda (espero que não tenha sido recomendado pelo Miguel Frasquilho que durante anos fez do então chamado "milagre irlandês" a sua linha económica que depois veio a dar no que hoje sabemos)

6 comentários:

António Carlos disse...

"Soube entretanto que o Joaquim Miranda Sarmento já não integra a UTAO ..."
Não deixe que um pormenor desses atrapalhe o seu post que continua a ter honras de citação no blog Câmara Corporativa!

Anónimo disse...

extraordinário!
tipicamente socialista
sabe que se enganou, mas não pede desculpas, nem retira o post, nem pede que outros que o citam o façam

Nuno Cruz disse...

Só existe um problema! É que os membros da UTAU são escolhidos por um concurso. Não foi nomeação politica.

André Miranda disse...

Felizmente conheço o Joaquim pessoalmente há muitos anos e saberei explicar-lhe o que tiver a explicar. O exemplo serve para mostrar a demagogia instalada no PSD, sobretudo relativamente à tão propalada "política de verdade".

Anónimo disse...

Que trapalhada...será o poder a desaparecer de baixo dos pés que os põe assim? Não só já o Joaquim Sarmento saiu da UTAO, como a insinuação transmitida que o JS entrou na UTAO depois da negociações do ultimo orçamento também são trapalhonas e trapaceiras uma vez que o JS já era técnico da UTAO muito antes disso...peça desculpa, a sério não lhe fica nada mal...e já agora mostre o seu CV e vamos compara-lo com o do Sarmento...cheira-me que não vamos ter surpresa nenhuma mas sim vergomha de se duvidar assim das pessoas....

Anónimo disse...

Militante socialista reforça os quadros da UTAO

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1621418

Espera-se artigo sobre este caro camarada...ou aqui já não há problema uma vez que é cá dos nossos....