quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Máfia atinge lucro recorde


78 mil milhões é o valor do lucro total obtido pelos principais grupos mafiosos italianos em 2009, segundo estima o grupo anti-criminoso SOS Impresa.

Demonstrando que a crise não existe para o crime organizado, é estimado que no ano passado as receitas da Máfia italiana tenham atingido os 135 mil milhões de euros, mais do que o conseguido pela petrolífera nacional e quase 9% do Produto Interno Bruto do país.

publicado pelo Diário Económico 28/01/10

Como diria o saudoso Fernando Pessa "E esta hein?"

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Emissão de dívida pública dirigida às famílias


É hoje notícia no Diário Económico que o ministério das finanças está a ponderar, ou até mesmo, a preparar uma emissão de dívida pública dirigida aos particulares - famílias. A forma como o fará será a através de obrigações do tesouro. Estranho? Não. É até de alguma forma previsível. Senão vejamos. O orçamento de estado para 2010 é um "orçamento da confiança", ou seja, dentro dos possíveis, expansionista. Porém, a conjuntura económica, quer nacional - os principais indicadores são de preocupação, quer internacional, revela-se exigente e até contrária a esta tendência. O Governo por seu lado quer contrariar com os meios de que dispõe essa dura realidade, mas sabe que é difícil fazer "omeletes se ovos", ao mesmo tempo que também não será possível "agradar a gregos e troianos" - agentes económicos nacionais ao mesmo tempo que se agrada às agências de rating e demais observadores e investidores.

Logo, e com base neste conjunto de pressupostos e duras realidades 1) afinal o défice vai continuar elevado, o que não é um bom sinal para o exterior, tornando os financiamentos para a economia portuguesa mais caros, 2) o endividamento para continuar a política delineada, vai continuar a aumentar, 3) os encargos sociais, em virtude das políticas de criação e manutenção de postos de trabalho, assim como para os que infelizmente mergulham em situações de desemprego, também vai aumentar 4) é preciso arranjar dinheiro que pague isto, e de preferência de forma eficaz e eficiente.

A melhor maneira é internamente ir à procura das poupanças dos portugueses. Quem melhor para acreditar e defender as finanças nacionais, que os próprios portugueses? Depois, como o a taxa de juro dos depósitos a prazo está baixíssima, uma remuneração que seja um pouco melhor já é cativante, e o estado consegue os seus objectivos sem descurar a eficácia e eficiência.

Agora só uma nota, independentemente de concordar com o uso deste instrumento, não podemos fazê-lo de uma forma displicente, devendo estes fundos angariados ser aplicados com verdadeiro sentido de estado. Por enquanto ainda não um estado de emergência, mas se não nos acautelamos...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Não resisti...


Quem sabe, nunca esquece, não é Sá Pinto?

(retirado daqui)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

domingo, 17 de janeiro de 2010

A semana não correu bem a António Costa

Contrariamente àquilo que nos sempre habituou enquanto político, António Costa teve esta semana duas actuações que beliscam as suas virtudes. Por um lado, o episódio Red Bull Air Race, do qual não se sabe ainda qual a relação custo/benefício dos apoios elevados que a Câmara Municipal de Lisboa vai dar à organização. Por outro, o episódio casamentos gays de Santo António.

Em ambos os casos e longe da visão clara do que deve ser o futuro de Lisboa, como bem tem demonstrado e concretizado desde 2007, António Costa deixou atrapalhar o seu percurso por falhas na sua equipa e na estrutura administrativa que dirige.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Momentos Sveltesse da política portuguesa


O que é que justifica o reaparecimento do caso das escutas hoje no Expresso? O que é que justifica que Fernando Lima, ex-assessor de imprensa e actual "assessor político" de Cavaco Silva, surja num artigo de opinião a vir exercer, como ele diz, o seu direito de esclarecimento, agora, como também ele diz, assentou a poeira?

(na fotografia que acompanha o artigo de opinião "A minha verdade" publicado hoje no Expresso enquanto Fernando Lima lê o Diário Económico, Cavaco vai rapando o seu iogurte Sveltesse para dentro dos cereais...)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Uma definição de globalização

Pergunta: Qual é a mais correcta definição de Globalização?
Resposta: A Morte da Princesa Diana...

Pergunta: Porquê?
Resposta:

Uma princesa Inglesa
com um namorado Egípcio,
tem um acidente de carro dentro de um túnel Francês,
num carro Alemão
com motor Holandês,
conduzido por um Belga,
bêbado de Whisky Escocês,
que era seguido por paparazzis Italianos,
em motos Japonesas.
A princesa foi tratada por um médico nascido no Canadá,
que usou medicamentos Brasileiros.
Esta mensagem é enviada por um Português,
usando tecnologia Norte-Americana (Bill Gates),
e, provavelmente, está lendo este texto num computador genérico que usa circuitos integrados feitos em Taiwan,
e um monitor Sul Coreano,
montado por trabalhadores do Bangladesh,
numa fábrica de Singapura...

e é isto que é a globalização!

(retirado daqui)

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Portugal pelo esgoto abaixo


"Há quem rejubile com o facto de Portugal poder vir a folgar a Grécia na berlinda da bancarrota. Não se trata de uma previsão económica, nem tão-pouco de intuição. É puro miserabilismo.
São ratazanas e por isso esperam que o país vá pelo cano, ter com eles."

José Costa e Silva, no Lobi do Chá, a propósito destas declarações.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O dia 8 de Janeiro de 2010 não foi mais do que uma concretização do dia 10 de Dezembro de 1948

Miguel Vale de Almeida não o disse explicitamente. Mas podia ter dito porque foi isso que esteve em causa na sexta-feira passada. Para memória futura do dia 8 de Janeiro de 2010, ver a intervenção de Miguel Vale de Almeida (o que interessa, naturalmente, são os primeiros 7 mins e 30 segs.) na discussão na generalidade da proposta de lei do Governo que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo:

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O dia seguinte


Amanhã, 6.ª feira, a Assembleia da República discute um conjunto de iniciativas que visam permitir o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, para além da proposta referendária da Plataforma Cidadania e Casamento, que no actual contexto social me parece desajustada.

Aproveitando este agendamento, a LUSA fazia hoje um balanço de idêntica medida tomada em Espanha por Zapatero há quatro anos e dava conta que "quatro anos depois da aprovação da lei do casamento homossexual em Espanha e com cerca de 20 mil 'bodas' celebradas, o tema deixou de ser alvo de polémica e de debate".

Diz ainda o correspondente da LUSA que "a forte contestação pública, especialmente das alas mais conservadoras da sociedade - que incluiu manifestações promovidas e apoiadas pela Igreja - foi hoje substituída pela total normalidade.", "E mesmo a oposição inicial de alguns magistrados e autarcas - que alegaram, sem sucesso, objecção de consciência para não celebrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo - acabou por desaparecer."

Podem vir dizer que esta notícia da LUSA é tendenciosa mas ela é bem reveladora daquilo que penso sobre alguns arautos que dizem que com esta medida os valores fundamentais da sociedade ruirão e que esta entrará em disrupção total. Por favor, olhem para Espanha e vejam como a demagogia deste tipo de argumentação foi posta em causa.

No dia seguinte, nada mudará para aqueles que contestam esta medida. Mas para muitos, será o fim de mais uma discriminação. E é isso que conta. Como conta assegurar a igualdade de direitos como o direito a constituir uma família e a poder livremente desenvolver a respectiva personalidade.