sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Portugal faz bem (mas isso só interessa a alguns)

Sempre que sai um relatório sobre a situação relativa de Portugal numa determinada área e o resultado não é positivo ou a situação de Portugal baixa de posição no ranking, aqui d'el rei que esses resultados têm de fazer as manchetes de todos os órgãos de comunicação e ser escalpelizados até à exaustão como sinal da nossa miséria de sociedade e do nosso descrédito internacional.

Agora quando Portugal, no concerto das nações e em áreas-chave da vida em sociedade, tem resultados positivos ou mostra sinais de evolução e de progresso assinalável, toca a passar esses resultados em rodapé e com pouco ou nenhum destaque e, sobretudo, sem uma ponta de orgulho na capacidade de mudança civilizacional e de modernização do nosso País.

Tudo isto vem a propósito de dois importantíssimos relatórios divulgados no final da semana que está agora a terminar: o Relatório de Desenvolvimento Humano 2010 das Nações Unidas e o Relatório Doing Business 2011 do Banco Mundial. E ambos mostram sinais muito positivos do que Portugal anda a fazer.

No Relatório de Desenvolvimento Humano 2010, evoluímos uma posição (do 41.º lugar para o 40.º lugar) de acordo com as novas metodologias adoptadas (e que tanta estúpida celeuma geraram nas mentes destituídas de bom senso).

No Relatório Doing Business 2011, evoluímos duas posições (do 33.º lugar para o 31.º lugar) (ver aqui os destaques de Portugal).

O mais importante a destacar nestes dois relatórios é a tendência de evolução: ano após ano, Portugal vai melhorando, o que significa que estes resultados não são conjunturais mas são o resultado de mudanças estruturais na nossa sociedade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um blog que poderia ser resumido por este post

http://fadopositivo.blogs.sapo.pt/