quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Greve? Geral ma non troppo
















"Estiveram envolvidos nesta greve geral mais de 3 milhões de trabalhadores". Foi "a greve geral de maior impacto que realizámos até hoje". Estas são afirmações de Carvalho da Silva, líder da CGTP, que hoje, tal como há 22 anos - data da última greve geral - continua a manipular os números.

A greve é um direito fundamental e isso não está de maneira alguma em causa. Também não está em causa o movimento sindical e a importância que tem o seu poder de representação dos trabalhadores e a justeza e a firmeza de algumas das suas reivindicações. O que está em causa é a credibilidade das lideranças sindicais quando acenam com estes números, muito acima da realidade dos factos.

O País não parou. A actividade económica não ficou paralisada. Houve efectivamente um número significativo de trabalhadores que, de forma livre e esclarecida, exerceram o seu direito à greve como também houve muitos milhares de outros trabalhadores que, por força da inteligente concentração de esforços dos sindicatos na paralisação do sector dos transportes, não conseguiram chegar aos seus locais de trabalho.

Não quero ridicularizar aquilo que se passou hoje mas quase apetece dizer que Carvalho da Silva contabilizou nos 3 milhões de grevistas todas as crianças que não puderam ter as suas aulas, todos os doentes que não puderam ser tratados nos hospitais ou todos aqueles que não puderem ver os tribunais a fazer justiça. É esta a abrangência de que fala Carvalho da Silva?

É pena que Steve Doig, que tem vindo a mostrar os reais números das manifestações que vão se fazendo pela avenida da Liberdade abaixo, pudesse um dia também mostrar a falácia dos números da contestação sindical em Portugal.

Sem comentários: