terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Cidadão ou sujeito de protecção da Polis?


Cada vez mais me confronto com este dilema: estamos a ser facilitadores de um processo de mobilidade social dos sujeitos alvo da intervenção social, garantindo a sua participação efectiva de cidadania na Polis; ou será que a nossa intervenção (apenas) protege do limiar da pobreza ou perigo circunstancial?

Este dilema é muito complexo e planetário, desde o “Consenso de Washington” há vinte anos, em que a generalidade dos Países do adoptaram o pacote de medidas neo-liberais proposto pelos Chigaco boys (escola da eficácia de Chicago), e que o paradigma de desenvolvimento económico e social se alterou, vivendo nós hoje, na minha opinião, na Sociedade da Eficácia.

Esta Sociedade da Eficácia e de uma bi-dimensionalidade psíquica, onde o mail, o powerpoint, o bentchmarketing, o out-sourcing, a gestão por objectivos, e aí por diante vieram substituir erradamente muito das questões fundamentais do relacionamento entre as pessoas, como o olhar olhos nos olhos, a empatia, e a afectividade.

Tomou-se a eficácia e este instrumentos (entre muitos outros) como um fim, esse é o erro capital, a eficácia assim como as correspondentes dinâmicas devem ser um meio de aumentar a sustentabilidade, de forma a garantir uma melhor coesão social, uma melhor equidade e uma maior transparência.

A Sociedade da eficácia pretende fazer mais com menos, e é muito generosa para quem está no topo da pirâmide, porem é madrasta para que está na base e que não consegue segurança na centrifugadora da competitividade. Os estados tentam que a base da pirâmide não caía numa situação de exclusão, mas será que proporcionará condições para virem a ser cidadãos da Polis?

A actual crise internacional veio por a nu as fragilidades evidentes deste modelo económico e social, em que a riqueza é um fim e não um meio; a atribuição do Nobel da Economia de 2008 a Paul Krugman que é altamente contestatário da Escola de Chicago, e a cimeira de Copenhaga são oportunidades para os Povos repensarem um novo modelo de desenvolvimento económico e social para o futuro, onde a sustentabilidade e a coesão deverão ser os alicerces.

1 comentário:

André Miranda disse...

Concordo contigo, Rui: desenvolvimento sustentável e coesão social são para mim os pilares daquilo que devem ser as políticas públicas.
Também não tenho dúvidas de que há um conjunto de direitos sociais que são fundamentais para que se consiga assegurar o exercício de uma cidadania plena.
Já não sei se caracterizaria a nossa sociedade como a "Sociedade da Eficácia" nem teria medo do papel - primordial embora não exclusivo - que as novas tecnologias podem ter na formação, qualificação e relacionamento entre as pessoas. Há quem veja os projectos e-escolas e e-escolinhas como bichos papões.
Pelo contrário, há novas formas de interactividade que permitem a partilha de conhecimentos com resultados junto dos alunos bem interessantes. Pelo contrário ainda, assisto hoje em dia - não só no mundo empresarial - ao recurso a exercícios de auto-ajuda (tipo "trata a tua vida por tu") ou a consultores de desenvolvimento pessoal que visam valorizar precisamente o relacionamento entre as pessoas e a sua capacidade de se motivar.