quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Um filme de Terror… Fragmentos de reflexão política ao debate Sócrates-Portas

Modelo do Debate:

Interessante, mas com a fragilidade de o último que utiliza o direito de réplica poder deixar no ar insinuações, sendo que o outro não as pode desmentir. Sócrates nos dois primeiros temas em que foi o ultimo a replicar utilizou essa estratégia, sendo imitado por Portas, que fez um upgrade dos truques de debate com a manipulação das regras acordadas. O resto do debate pareceu uma luta entre Gandalf e Saruman, a ver quem conseguia arrancar os melhores truques.
Interessante enquanto espectáculo, fraco como debate de opções políticas.

Politicas sociais

Portas eficaz a denunciar o carácter assistencialista do Rendimento Social de Inserção (RSI) de muitos direitos para poucos deveres, mas ridículo a contrapor com a caridade de entrega de apoio social em géneros!
Este era um tema onde Sócrates podia brilhar dado o salto qualitativo ao nível das politicas sociais promovido nesta legislatura, conquanto a urgência de mudança de paradigma para uma nova geração de politicas sociais, de um modelo mais promotor de dependência para um modelo promotor de autonomia.
Preferiu por a tónica da sua intervenção naquilo que Portas (não) teria feito enquanto membro do Governo AD, quando o que importava perceber de um Primeiro-Ministro que ambiciona a reeleição, era saber qual é que é modelo de desenvolvimento social que propõe para o Pais.
O ano passado, o Secretário de Estado da Segurança Social numa entrevista ao Expresso dizia que em Portugal apenas 3% das creches eram públicas e o objectivo era extingui-las enquanto resposta Publica privatizando-as. Importa referir que em França 90% das creches são Publicas, em Espanha 60 %, Alemanha 50 % e Inglaterra 45%! Nem os Estados Unidos são tão liberais…
Para minha surpresa, Sócrates esta semana diz que uma das grandes prioridades para o novo Governo é a criação de uma rede de creches públicas, Instituições para guarda de crianças do Estado! Para além da infelicidade de considerar que o papel de uma creche é guardar as crianças (parece conversa do Paulo Portas) fica a dúvida se é uma guinada a 180 graus, ou se é apenas propaganda demagógica.
Será que não tem conhecimento que no último Mês foram privatizadas 2 creches no Distrito de Lisboa?!

Segurança:

Uma tristeza! A insegurança tem aumentado de ano para ano, situação tão evidente que nem as recíprocas manipulações estatísticas conseguem iludir a percepção real que todos nós temos.
Tem existido um rotundo fracasso dos sucessivos governos nesta área, pela inexistência de uma política holística e integracionista. Desta condição derivam dois grandes problemas: o aumento da crescente insegurança (com particular ênfase a delinquência e o crime violento) e aumento de peso eleitoral dos políticos e politicas repressivas e demagógicas que agitam os fantasmas da insegurança aos eleitores.
Portas é exímio nesse papel, uma espécie de Charles Bronson com pretenções a Dirty Harry, confundindo permanentemente policiamento com segurança.

Educação:

Nesta área, julgo que duma forma global a prestação do governo ao nível do conteúdo das suas políticas foi satisfatória, e em algumas áreas mesmo muito positiva (Educação-Formação), no entanto ao nível da forma foi um desastre.
Esta era uma boa oportunidade de Sócrates explicar melhor ao eleitores as suas opções políticas do presente Governo, e as suas propostas para a nova Governação, mas preferiu novamente continuar o jogo de matraquilhos com Portas.
Portas voltou à carga com o clássico cheque-ensino, Sócrates manifestou-se claramente contra, posição que coincide com a minha, no entanto uma duvida se levantou de imediato na minha cabeça:
Como pode Sócrates ser frontalmente contra o cheque ensino, e o seu Governo ter prevista a comparticipação das politicas sociais directamente às Famílias, para as mesmas poderem escolher qual a Instituição (creche, lar de Idosos, apoio à deficiência, etc…) que preferem?!

Impressões Finais

Portas igual a si próprio para o bem e para o mal, muito truque, muita demagogia, postura marialva e piscadelas de olho as seu nichos de mercado, dos pensionistas aos antigos combatentes.
Sócrates entrou na sala de cinema errada… Sei o que fizestes no Governo passado?! Não é assim que consegue a reeleição, com o agitar do fantasma da direita, já foram severamente julgados pelos eleitores há 5 anos.
Durante o debate lembrei-me várias vezes da entrevista de ontem do Medina Carreira ao Mário Crespo na Sic Noticias, onde o mesmo dizia que estes debates eram o Pátio das Cantigas, e que os protagonistas eram o António Silva e o Vasco Santana.
Para mim, foi mais um programa do Nasci para cantar, apresentado pelo Herman, onde Portas e Sócrates tentavam imitar o Vale e Azevedo… um escudo é um escudo!

3 comentários:

André Miranda disse...

Amigo Gadão! Bem vindo ao Cá Calharás... eu daqui a umas horas já arranjo um tempinho para fazer a minha apreciação da tua apreciação ao debate de ontem entre o Sócrates e o Portas.
Um abraço

Nuno Félix disse...

Grande Amigo... já estava a perder a esperança, finalmente, bastou-te um movimento e Portugal já pode ler as tuas reflexões. Para abrir, grande post!

Nuno Félix disse...

Grande Amigo... já estava a perder a esperança, finalmente, bastou-te um movimento e Portugal já pode ler as tuas reflexões. Para abrir, grande post!