sábado, 25 de julho de 2009

O almoço foi sopa da pedra

Passavam alguns minutos da primeira parte quando começaram a chover pedras sobre espectadores e jogadores, no relvado numero 1 de Alcochete. Era o jogo decisivo para atribuição do título de campeão nacional de juniores em futebol. Caso, acabasse empatado, o Benfica seria o campeão pela vantagem que trazia do playoff, mas o Sporting (campeão em título) jogava em casa.
Para segurança de todos o jogo foi interrompido, as vitimas do ataque (espectadores e jogadores) foram evacuados e até o Presidente do Sporting Clube de Portugal entrou em campo para suster a retaliação das claques do Sporting ás pedras que choviam do exterior pela mão da claque ilegal mas apoiada oficiosamente pelo Benfica No Name Boys.
Perante os graves incidentes o Concelho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol presidido pelo Dr. Marques da Silva escolheu não repetir o jogo, e punir indiscriminadamente com pena igual quem agrediu e quem foi agredido. O CJ da FPF entregou desta forma o titulo à equipa que estava em vantagem antes do jogo começar, no caso concreto o Benfica.
Inexplicável? Nem por isso, este video, no qual o Presidente do CJ da FPF é o cicerone, explica o porquê da bizarra decisão.

6 comentários:

acatar disse...

mas olha q parece que o benfica vai recorrer...

Jorge Marcedo disse...

Caro Nuno,

Reirando o teu sportinguismo e o meu benfiquismo, importa analisar:

- É seguro que os sportinguistas foram os agredidos e os benfiquistas os agressores? Eu conheço qq coisa de claques, e essa canalhada começa a agredir-se nas horas e até nos dias anteriores aos jogos... O teu veredicto iniciou-se quando dá mais jeito ao Sporting ou podes afirmar para além de dúvida razoável que foram os NN que iniciaram as hostilidades?

- De quem é a responsabilidade de organização do jogo? Do Sporting, certo? No jogo em casa do SLB, o jogo realizou-se no estádio da luz, com todas as condições de acesso, assistência e policiamento do jogo. O Sporting, não conseguindo ganhar em campo, marcou o jogo para Alcochete, com poucos lugares e sem as mínimas condições para acolher um jogo de título, ainda para mais de juniores.
- A decisão é assim tão bizarra? Se tivesse sido o primeiro jogo da época, também achavas bizarra uma decisão que penaliza um clube que não tomou as medidas necessárias à segurança da partida e que tem adeptos iguais aos do outro clube, gentalha que devia ser proibidade de entrar em qq recinto desportivo, mas que acaba por penalizar na mesma medida esse outro clube, que não tem quaisquer responsabilidades organizativas?
- Este vídeo, longo e desinteressante - e para mais privado - prova exactamente que parte da tua teoria? Prova apenas que o futebol português está cheio de cromos (não é novidade) e que existem dirigentes na FPF e na Liga que têm simpatias clubísticas (tb não é novidade). Se ele fosse adepto do SCP já podia exercer funções na FPF?

Todos lamentamos estes incidentes, mas imagino que qualquer decisão que não fosse a atribuição do título ao Sporting provocaria a mesmíssima reacção da parte do SCP e dos sportinguistas!

Um abraço!

Nuno Félix disse...

Jorge, vamos aos factos:
1- o vídeo é "chato" to say the least, mas o critério de relevância não estou sozinho, o record resolveu edita-lo igualmente na sua edição online.
2- as agressões foram de facto iniciadas pelos NN Boys ou lá como se chamam esses delinquentes.
3- a organização (SCP) tem responsabilidades?!
Sim claro, equiparar o grau de responsabilidade do SCP ao dos adeptos do Benfica é o argumento mais descabido de que há memória mas também aquele a que todos os benfiquistas se socorrem perante tão esmagadora demonstração de como as suas claques não respeitam nada nem ninguém. Deviam os benfiquistas virar-se para o presidente LFV e perguntar-lhe como uma organização ilegal (em que metade dos seus membros estão a cumprir pena em estabelecimentos prisionais)continua a ser desenvergonhadamente apoiada pela porta do cavalo (literalmente). Quando fores assaltado na rua e levares uma tareia lembra-te do argumento que aqui utilizas, talvez tenhas organizado mal a tua vida, ao invés dos teus quadros e dos teus livros devias ter andado era na musculação e nas artes marciais que assim os meliantes já não se metiam contigo. E não te lembres sequer de evocar o argumento da falta de policiamento, porque para um jogo de "título" como tu, e muito bem, disseste estavam lá 6 GNR`s de Alcochete, e como sabes quando joga Benfica e Sporting em Alvalade ou na Luz os clubes são responsáveis por tudo menos pelo destacamento policial que assegura as condições de segurança nesses encontros.
Jorge, não vale a pena fazer como o CJ da FPF e tentar meter tudo no mesmo saco. Quer querias quer não neste episódio há quem saía bem pior da fotografia do que outros. O Benfica, que continua a dar guarida a uma organização ilegal de desordeiros e a FPF por continuar a dar guarida a pseudo-legalistas do garrafão e da sardinhada como se comprova que é o caso.
Felizmente, nós lá por Alvalade, como é nosso apanágio temos as claques todas legalizadas e quando a garrafões e sardinhadas... preferimos outras iguarias;)

Um abraço,

Nuno

Luís Viegas disse...

"o almoço foi sandes de cona", seria um título que caracterizaria melhor este tipo de "senhores" e respectivos episódios que preconizam, infelizmente para a "verdade desportiva". abraço

André Ponte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Ponte disse...

Ao minuto 1:10 eis que surge Octávio Machado, esse ilustre benfiquista. Vocês sabem do que estou a falar!

O choradinho este ano começou mais cedo para os lados de Alvalade...

Abraço