À partida entrará em vigor no próximo dia 1 de Julho de 2009, o novo imposto de circulação sobre os veículos na Alemanha. Depois de um amplo debate, e longas negociações foram mudados alguns dos critérios – sendo que a potência foi substituída pela cilindrada, à semelhança de países como Portugal. Mas o sinal mais relevante foi, claro está, a ponderação das emissões de CO2/km que cada veículo emite, e que tende a ser agravada entre 2012-14. Esta sim uma tendência generalizada, até porque as directivas da União Europeia assim o vão exigindo. Assim sendo os cálculos para o pagamento do imposto passam a ser os seguintes, 2€ por cada 100 cm3, no caso de carros a gasolina, 9.5€/100cm3 caso seja gasóleo. Como taxa adicional relativa às emissões temos como limite 120 gr/km, a partir daí o pagamento de 2€ por grama excedida. Em 2012 os limites passam para 110 gr/km, e partir de 2014, 95 gr/km.
Fazendo uma simulação do novo IQ da Toyota de 1.3 cm3 que emite 113 grCO2/Km temos, em 2012, 13X2€ (cilindrada) + 3X2€ (emissões) = 32€/ano. Já fazendo os cálculos para um veículo de média gama e familiar como o VW GOLF VARIANT TDI BLUEMOTION (emite 119 grCO2/km), temos 20X9,5€ (cilindrada) + 9X2€ (emissões) = 208€/ano. Este valor tende a ser mais caro à medida que os anos vão avançando, pois a implementação da taxa está a ser feita de uma forma progressiva e faseada, sendo o seu objectivo atingido a partir de 2014.
Agora comparando com o actual Imposto único de circulação pago em Portugal, e em carros novos adquiridos a partir de Janeiro de 2007, temos que o mesmo GOLF BLUEMOTION paga actualmente 164,96€/ano. Somente 43,04€ de diferença em relação à taxa que a Alemanha vai implementar em Julho de 2009. O caminho está a ser feito na mesma direcção. Lentamente os Estados estão a tentar incentivar comportamentos mais eficientes e mais sustentáveis, utilizando os instrumentos mais adequados, sejam monetários ou morais. A ver vamos se surtem de facto efeitos. O planeta em geral, e as gerações vindouras em particular, agradecem.
Fazendo uma simulação do novo IQ da Toyota de 1.3 cm3 que emite 113 grCO2/Km temos, em 2012, 13X2€ (cilindrada) + 3X2€ (emissões) = 32€/ano. Já fazendo os cálculos para um veículo de média gama e familiar como o VW GOLF VARIANT TDI BLUEMOTION (emite 119 grCO2/km), temos 20X9,5€ (cilindrada) + 9X2€ (emissões) = 208€/ano. Este valor tende a ser mais caro à medida que os anos vão avançando, pois a implementação da taxa está a ser feita de uma forma progressiva e faseada, sendo o seu objectivo atingido a partir de 2014.
Agora comparando com o actual Imposto único de circulação pago em Portugal, e em carros novos adquiridos a partir de Janeiro de 2007, temos que o mesmo GOLF BLUEMOTION paga actualmente 164,96€/ano. Somente 43,04€ de diferença em relação à taxa que a Alemanha vai implementar em Julho de 2009. O caminho está a ser feito na mesma direcção. Lentamente os Estados estão a tentar incentivar comportamentos mais eficientes e mais sustentáveis, utilizando os instrumentos mais adequados, sejam monetários ou morais. A ver vamos se surtem de facto efeitos. O planeta em geral, e as gerações vindouras em particular, agradecem.
1 comentário:
Só mais uma nota de rodapé. Espero que, à semelhança do que aconteceu com outras medidas também penalizadoras, o pagamento não legitime o comportamento pouco responsável. Afinal quanto pagará um Porche Cayenne?
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