quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Bom investimento público

Concordo com Carlos Ferreira dos Santos (ver artigo no Jornal de Negócios de ontem) e com a sua visão sobre a forma como tanto nos EUA como em Portugal deve ser direccionado o pacote extraordinário de investimentos públicos, absolutamente indispensável para relançar a economia.

Refere Carlos Ferreira dos Santos que Paul Krugman já veio dizer aquilo que é evidente: o que importa é fazer boas opções em matéria de investimento público, não apostando em infra-estruturas desnecessárias, como aconteceu com o Japão na década de 90.

Assim, nos EUA, a equipa económica do Presidente eleito Obama já apontou o caminho da sua política de investimento público: a aposta nos sectores das energias renováveis e na eficiência energética, a aposta na renovação de infra-estruturas escolares, o alargamento da rede de banda larga.

Em Portugal - onde tantas vozes críticas se têm ouvido - qual foi o caminho seguido com a Iniciativa para o Investimento e o Emprego? Precisamente 1) modernização do parque escolar 2) redes de nova geração 3) eficiência e sustentabilidade energética 4) apoio à actividade económica, exportações, PME 5) apoio ao emprego.

Sem comentários: