sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Enfim juntos (2)

Os números da assistência aos jogos dos quartos-de-final da Taça de Portugal jogados ontem ainda são mais miseráveis do que eu pensava.

De acordo com a Agência Lusa, o Estádio do Dragão teve na quarta-feira a sua pior assistência de sempre, apesar de ter sido o recinto que mais adeptos recebeu nos jogos quartos-de-final da Taça de Portugal de futebol. No Estádio do Dragão, 12.117 adeptos assistiram à vitória (1-0) do FC Porto sobre o Gil Vicente, muito abaixo da média de 36.892 espectadores verificada na Liga.
Já o Sporting, apenas conseguiu mobilizar 7.452 adeptos a Alvalade, sendo o clube que tem a média mais baixa dos "três grandes" Liga (23.522), o que talvez se possa explicar pelo desastrosa carreira neste campeonato.
No Estádio da Luz, que apresenta uma média de 37.267 espectadores por jogo na Liga, apenas 10.494 adeptos assistiram ao triunfo do Benfica sobre o Moreirense.
Abaixo de todos estes números, está o jogo entre a Naval 1.º de Maio e o Vitória de Setúbal, que contou com a presença de cerca de 800 adeptos.
Ainda assim, os números da Taça de Portugal ainda ultrapassam a média de 3.794 adeptos por jogo da fase de grupos da Taça da Liga.

Impressionante é o registo do presidente da FPF, Gilberto Madaíl, que disse que a razão de ser destes números "tem muito a ver com as excelentes carreiras que as equipas têm tido nas competições europeias, que têm levado aos estádios muitas pessoas e que têm gasto muito dinheiro, pelo que há competições que acabam por ficar para trás".
Alguém quer lembrar ao presidente da FPF a assistência no recente Benfica-Nuremberga?
De acordo com a Agência Lusa, Gilberto Madaíl adiantou ainda que a direcção da FPF tem um projecto para fazer alterações no figurino da Taça de Portugal na próxima temporada, "além das que já foram feitas este ano, com a redução de clubes".
É esperar para ver…

Post-Scriptum (29-02-2008)
Ainda sobre este tema, vale a pena ver a analogia feita por João Lopes ("Futebol sem público") relativamente ao cinema e a outras formas de expressão artística.

Enfim juntos

Onze anos depois, os três grandes do futebol português juntam-se nas meias-finais da Taça de Portugal, mas todos tiveram mais ou menos dificuldades para ultrapassar os seus adversários.
O mau espectáculo proporcionado e o alinhamento de jogadores menos utilizados explicam as assistências miseráveis.
Noutros tempos, os quartos-de-final da Taça de Portugal ainda tinham outro espírito. Tudo isto vem demonstrar que já não é só esta competição que é secundária, o futebol português está cada vez mais desinteressante.
O único aspecto positivo da jornada de hoje... a possível lesão de Liedson e a impossibilidade de defrontar o Benfica este fim de semana.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Preâmbulo

Falar sobre a vida, escrever o que nos dá na bolha.
Algarvio para principiantes e rapazes porreiros, processos criativos interrompidos...
Petiscos insonsos, noites perdidas.
Biógrafos de filhos de meretrizes, cultos na alheira e no brie, de Paris a Mirandela não há paciência para isto.
Mas, o que pensará o menino Jesus? E a rena Rodolfo? E os camelos do Sahara? E os camelos de Lisb(zzz, zz,). A água não se recusa a ninguém, o vinho muito menos.
Recebemos abraços de infocépticos "que tanto nos querem" e os burros somos nós?!
A resposta é evidentemente:
- Cá calharás!