terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Dona Branca e o risco privado
Tem sido notícia a calote provocada por um senhor chamado Bernard Madoff, que durante anos foi o responsável máximo do NASDAQ, a bolsa das novas tecnologias de Nova Iorque, e que agora parece ser responsável por uma fraude de 50 mil milhões de dólares (37,5 mil milhões de euros).
E voltamos ao mesmo... como foi possível na camada superior do sector financeiro embarcar num esquema tão básico e tão próximo daquele que a Dona Branca praticava nos anos 80? Por exemplo, na Europa estamos a falar de instituições tão respeitáveis como o BBVA, o Santander, o HSBC, o Royal Bank of Scotland, o UBS, o Credit Suisse, etc. Cada uma delas perdeu acima dos mil milhões de euros... melhor, perderam os seus investidores e depositantes.
Já agora: onde estão os arautos de que não devemos confiar as nossas poupanças à Segurança Social, porque esta está falida e não vai sobrar nada para nós?? Pois bem, os fundos de capitalização da Segurança Social pelos menos não correm o risco de sumirem e tiveram maiores rendimentos no último ano do que os fundos privados de pensões. Em Portugal, as perdas não foram muitas... mas € 16 milhões são sempre € 16 milhões... qualquer dia é menos arriscado ter as pensões de reforma investidas no casino.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário