quinta-feira, 2 de outubro de 2008

P'ra que lado sopra o vento hoje?

Esta foi a primeira pergunta que fiz ao acordar durante um periodo da minha vida, fazia surf e saber como soprava o vento, possibilitava saber a qualidade das ondas.
Hoje em dia, tenho a mesma sensaçao, quando abro o jornal pela manha, para que lado sopra o mercado, e o segundo motivaçao é buscar o porque da orientaçao.
Desafios os amigos leitores a fazerem o mesmo, dia para dia, o sorriso matinal aumentará, porque ao final de uns dias ja só dá vontade de rir.
Ontem, 1 de Outubro, os titulares diziam "Bolsas crescem com expectativas de que plano Paulson seja aprovado na proxima madrugada", hoje, 2 de Outubro (dia após a tal madrugada) "Receios sobre insuficiência do plano americano deprimem bolsas asiáticas"...
A minha dúvida é quem opina sobre o porquê do sentido do mercado, eu já fiz investimentos na Bolsa e nunca ninguem me perguntou porque razao vendia ou comprava, em determinado dia, será que o fazem a alguém???

2 comentários:

André Miranda disse...

A mim também me faz confusão que milhões de ordens de compra e venda em bolsa possam ser fundamentadas de forma tão genérica e uniforme. O Plano Paulson foi aprovado ontem já depois da meia noite (hora de Portugal). Mais ou menos à mesma hora, estavam a abrir a negociação os mercados asiáticos (Tóquio, Shanghai, Singapura,...) e lá porque esses mercados não inverteram a tendência negativa não quer dizer que estejam a expressar a insuficiência do Plano Paulson...A especulação não é só nos mercados, também há muita especulação jornalística.

Marcos Caldeira disse...

Junto ao teu comentario, um ponto mais, será pura coincidencia que a enorme escalada do preço do Petroleo tenha acontecido no periodo pós bolha sub-prime? será coincidencia que os "investment forecasts" a prever aumentos do petroleo eram realizados pelos mesmo bancos que tinham problemas com o sub-prime? Coincidencia ou talvez nao.