terça-feira, 2 de setembro de 2008

Fragmentos do Verão'2008

Festa-romaria de S. João d'Arga


Todos anos, na noite de 28 para 29 de Agosto, num lugar recôndito da Serra de Arga, a que apenas se consegue chegar depois de uma caminhada de alguns quilómetros, realiza-se a festa-romaria de S. João d'Arga, uma das mais importantes do Alto Minho, e que leva muitos a irem pedir a cura para algumas maleitas mas também a remediar problemas de infertilidade (dizem os mais experimentados nesta festa que as mães chegam a auxiliar as suas filhas inférteis no próprio acto).

Outros vão para dançar o vira minhoto, animados pelo som das concertinas ou pelas bandas populares que tocam em despique contínuo músicas modernas (este ano "Moreira, Moreira, Moreira!" contra "Lanhelas, Lanhelas, Lanhelas!").

Uma ida ao S. João d'Arga não se faz sem o abastecimento prévio na tasca do Cachadinha, a que se segue a mistura de aguardente e mel que é servida abundantemente em toda a festa.

À semelhança de outros anos, este ano não faltei e pude contar com a presença do El Cid e do Tio Franco, que se estrearam nessas andanças. Sem dúvida, uma festa contagiante... a repetir seguramente em próximos verões.

Ah... povo de Moledo, alguém sabe se o João F'lácio encontrou a Menina Tininha?

Sem comentários: