segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Enjoy the silence...
Para quem não se lembra “enjoy the silence” é um nome de uma canção editada pelos Depeche Mode, em Outubro de 1990. Volvidos praticamente 18 anos, não se esperaria que fosse o mote do principal partido da oposição, em Portugal. É no mínimo esquisito.
Não sei quem é o idiota que define esta estratégia, e muito menos como pensa que é boa ao ponto de eventualmente poder levar o PSD a ganhar eleições. Não que concorde com os “fala barato”, que falam por tudo e por nada, só numa de mostrar serviço. Isso também já foi chão que deu uvas. Pois apesar de considerar que os portugueses têm um enorme défice de cidadania, e uma das vertentes onde se manifesta é exactamente no alheamento da vida política, a qualidade dos políticos é directamente proporcional à qualidade do povo que temos, pelo menos em média, entenda-se. Ou seja, ainda que seja insuficiente os portugueses estão em média, mais exigentes, exigem pragmatismo.
Chego a pensar se a Manuela Ferreira Leite não estará a tentar seguir a estratégia do seu guru pessoal e político, Prof. Cavaco Silva. Uma estratégia à base de blackouts, gritos mudos, tabus e outro tipo de iguarias provincianas. Agora relembro que esta receita só resultou numas presidenciais, demorou dez anos a ser milimetricamente posta em prática, e o cargo em questão era não executivo – presidente da república.
A um ano das eleições, esta política é no mínimo perigosa. Pois neste período, o que os partidos devem fazer é balanços das políticas seguidas e seus resultados, e pedir contas ao governo onde acham que ele falhou. Agora ficar na perspectiva de abutre, a sobrevoar o governo, à espera que a crise internacional e nacional o dê cabo dele e das suas políticas lentamente, para depois aparecer como salvadora da pátria é capaz de não ser suficiente. Até porque a situação que atravessamos exige dinamismo e não calculismos exacerbados, mas também porque o governo aproveita e vai fazendo o seu trabalho, e na maioria dos casos bem.
Já tinha acabado, mas não resisto em colocar um ditado popular – “Candeia que vai à frente, alumia duas vezes…”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário