quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Dra. Rauni Kilde ex-ministra da sáude da Finlândia e a Gripe A

O depoimento da ex-Ministra da Saúde da Finlândia, Dra. Rauni Kilde, é muito claro e corajoso. Será verdade ou pura teoria da conspiração? Os iluminados que se pronunciem...


Nota: desculpem a tradução em espanhol, mas era o que havia.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Acreditar

... em ideais que se transformam em soluções. Tudo em nome de uma vida melhor, mais equilibrada, que vamos a ver não custa assim tanto. Basta mudarmos, não os nosso hábitos, mas acima de tudo os nossos preconceitos. Basta querermos...

Servir



Andei lá 10 anos, e ainda hoje os recordo como dos melhores da minha vida. Se me perguntarem se lá poria o meu filho daqui a 5 anos, pela minha vontade sim, sem qualquer tipo de hesitação...

sábado, 24 de outubro de 2009

Às vezes a Lusa também traz estes tesourinhos


Vejam o que relatou a Lusa no passado dia 21:

«A Assembleia Legislativa, com os votos da maioria do PSD-Madeira e a abstenção da oposição, chumbou o projecto de resolução do Partido da Nova Democracia-Madeira que pretendia erigir "uma estátua ao dr. Alberto João Jardim", em "bronze ou outro metal nobre, com cerca de 50 metros de altura, que represente o amado e líder da Madeira Nova".

O projecto de resolução recomendava que a estátua fosse colocada no cimo do antigo Forte de São José, na entrada da Pontinha e que fosse concebida com uma escada interior que permitisse aos visitantes "a subida até à altura da cabeça dessa obra de arte, de onde poderão observar a baia e a mui nobre cidade do Funchal, através dos olhos do seu amado líder".

Recomendava ainda que na base do pedestal fossem colocadas pequenas rodas em aço ligadas por correias transmissoras "a um mecanismo propulsor interno" que permitisse que a estátua acompanhasse o movimento do Sol "como fazem os girassóis" e que, "na altura do zénite do astro rei", a obra escultórica emitisse "um forte silvo" como símbolo para as gerações vindouras dos "imortais dotes oratórios de Alberto João Jardim»

Lusa, usa e abusa.


A letra de Rui Reininho não é bem assim (no original é USA), mas bem que poderia ser, caso o conhecido artista pop a tivesse escrito depois de ler atentamente um qualquer newsfeed do google sobre um assunto nacional e escrito em português.

É que chega a ser deprimente verificar, a desfaçatez com que tantos jornalistas têm o desplante de assinar como peças suas meras transcrições, por vezes 100% literais, dos takes da Lusa!

E onde está a consulta às fontes? A rectificação da notícia por meios próprios? A simples criatividade individual? O mais singelo pudor e reserva em evitar o plágio?

“Deontologia jornalística foi vista algures perto de nenhures procurando quem do sindicato a reconheça, e a acolha de novo em sua casa.”

Dava um bom titulo para uma notícia, não dava? Mas se calhar é muito extenso para um take da Lusa. E depois, “se não há take da Lusa é porque não aconteceu”.

O fim da era do jornais, novas ameaças.

Para alguns, esta época de escrutínio popular virtual, é a quinta-essência da democracia. Toda a gente comunica com toda a gente sobre tudo, e tudo é razão para comunicar com toda a gente (vide “Caso Maitê”). Acontece que o tempo não estica, nem a nossa memória ou capacidade de concentração. Assim perdemos tempos infinitos com o imenso lixo informativo com que literalmente somos submersos no quotidiano digital.

Paul Starr, num extensíssimo artigo que publicou a 4 Março no The New Republic, alerta para os perigos decorrentes desta alteração de comportamentos.

Apesar de longo, recomendo vivamente a sua leitura principalmente aos profissionais da comunicação.

Na prática, por maiores que sejam as tentativas de adaptação dos meios de informação tradicionais às novas plataformas de partilha de conhecimento, a lei da substituição já se faz sentir, e com ela, um enfraquecimento das empresas que sustentam os projectos de comunicação mais consistentes. Neste texto intitulado: Goodbye to the Age of Newspapers (Hello to a New Era of Corruption), o autor associa o “downfall” dos grandes jornais a uma maior incapacidade destes de perscrutarem a verdade para lá da opacidade burocrática dos Estados e das suas decisões. Que não existam ilusões, só muito dificilmente, comodamente sentados no nosso sofá da sala, vamos conseguir deslindar um novo Watergate. O autor vai mais longe ao crer que há quem aproveite com o “fim da era dos jornais”, e contribua activamente para um crepúsculo prematuro da dita.

A democracia contemporânea e a imprensa, principalmente a escrita, cooperaram e dirimiram competências que provaram ser correspondentes. Assim fizeram o seu caminho, ambas prosperando até à era digital. É inegável que ambas se alimentaram e disciplinaram. A democracia aprofundou-se nos jornais, e os jornais atingiram a sua plenitude nas democracias mais avançadas.

Chegados à era do digital, da internet, dos blogues do Twitter, de todo um mundo literalmente na palma da mão (palmtop), assistimos à mudança de paradigma naquele que foi durante a segunda metade do século XX o mecanismo de auto regulação por excelência das democracias modernas: o jornalismo profissional e independente. Alicerçado economicamente em fortes grupos de media, os jornais que davam garantias de coerência, ética, e profundidade na reportagem da realidade, foram paulatinamente, sendo substituídos por uma espécie de “faça você mesmo”. Hoje, pela acessibilidade com que está à disposição do cidadão comum a acuidade dos motores de busca que, qual alegoria, cada um de nós tem a ilusão do acesso a todas as fontes de informação world wide (…web). Assim, criadas as devidas condições, nasceu em cada cidadão um repórter X que se auto-recria nas noites de insónias pesquisando e opinando (virtualmente) sobre o que lhe dá na real gana. Como um treinador de bancada, após algumas horas de navegação e uns poucos milhares de caracteres publicados no Facebook, o cidadão/repórter X acha-se mais ciente dos problemas do planeta e primus inter pares no apontamento das soluções para Mundo, e tem para si, que se fosse director do Expresso fazia melhor trabalho do que o Henrique Monteiro…

Sem jornais, sem jornalismo de investigação, a sociedade será consideravelmente mais oculta aos seus próprios olhos. Promotores de comportamentos ilegais ou socialmente censuráveis, como o da corrupção, podem desse modo, e com um muito maior sentimento de impunidade, grassar silenciosamente a coberto do escrutínio de um pretenso jornalismo popular que nada descobre e que pouco denuncia.

O que seria do processo Casa Pia sem jornalismo de investigação e grandes jornais que o suportem?

A esta hora o Bibí ainda andava a transportar alunos da Casa Pia para actividades extra-curriculares.

A ver vamos.

Não é cientificamente, que podemos afirmar o que quer que seja sobre o que os novos comportamentos informáticos podem influir definitivamente na imprensa, e muito menos na qualidade da democracia.

Mas os primeiros indicadores estão aí:

Menos leitores/consumidores - Desequilíbrio na balança entre os proveitos de venda em banca e as receitas de publicidade - Maior dependência do poder económico.

Enfraquecimento das empresas de comunicação social - Piores condições de trabalho/remunerações para os seus profissionais - Menor liberdade destes no exercício de quaisquer funções, quanto mais no exercício da crítica pública...

Empresas de media mais fracas - Mais aglutinações e junções entre estas - Menos títulos - Menor diversidade de projectos e de linhas editoriais.

A democracia como a conhecemos necessita dos jornais. A democracia do futuro como a não conseguimos adivinhar, a ser construída sem jornais, não augura nada de bom.

“Tenho mais medo de três jornais do que de cem baionetas

Napoleão Bonaparte

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Visita os melhores restaurantes sem saíres de casa.

A Impresa continua a apostar forte nos conteúdos de lazer nacionais. Depois do sucesso dos "guias boa cama boa mesa", tanto em formato papel como nos GPS`s, lançou a marca "escape". E é com que esta chancela que lança mais este fantástico serviço.
No bom caminho, e coerente com uma estratégia que não é de agora, a Impresa reforça com as mais avançadas tecnologias digitais, uma verdadeira excelência de conteúdos num segmento onde ainda existem muitas oportunidades de negócio por explorar.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sobre o 5º poder asfixiado

Recomendo a consulta deste texto e dos seus links.
Por coincidência, o ano passado tive a oportunidade de fazer um trabalho aprofundado sobre a liberdade de imprensa na Lituânia (parece excêntrico mas é verdade), e o principal indicador que utilizei foi exactamente este barómetro da Organização Repórteres sem Fronteiras.
Na Lituânia os jornalistas, e restantes profissionais dos media, gozam de uma imensa reputação social, pois foram eles que, em grande medida, mantiveram viva a língua nativa assim como alguns espaços de crítica e de liberdade durante a ocupação soviética. Os hábitos de consumo de media sobreviveram à democratização do país e até floresceram com a entrada de grandes grupos de comunicação internacionais no mercado lituano. Para quem não sabe, a Lituânia tem uma tiragem de jornais diários equivalente a 1/3 da sua população total, e em várias línguas (lituano, russo e sueco). Com uma alfabetização superior a 99%, toda a gente lê tudo sobre tudo.
Ao ler alguns textos locais traduzidos para inglês, verifiquei que o que por lá é corriqueiro de se escrever sobre os assuntos mais sérios, aqui nem no pasquim "Fala Barato" seria admissível. Qual rigor e imparcialidade? Qual código de conduta profissional? Qual mero cuidado estético e de linguagem no tratamento das mais nobres instituições nacionais e internacionais? Lá, cada jornalista faz da sua página o seu púlpito e vale tudo: insultos, insinuações, realidades virtuais e até noticias inventadas. Com o desmantelamento da União Soviética, a Lituânia teve que criar o seu próprio ordenamento jurídico constitucional (mais próximo dos das democracias europeias ocidentais). Por lapso, ou nem por isso, mais por receio do poder que detêm os media na Lituânia, a legislação local era absolutamente omissa sobre a prática do jornalismo. Não existiam quaisquer crimes, e logo, quaisquer contra-ordenações associadas, sobre o que quer que se escrevesse ou se dissesse sob as vestes de jornalista. Então porque é que a RSF colocava a Lituânia mais de 40 lugares abaixo de Portugal no ranking de 2006?
Não era absolutamente livre a pratica do jornalismo naquele país?
A resposta é tão simples quanto isto. À época, e perante as inúmeras calúnias, injúrias e mentiras que quotidianamente eram propaladas pelos media locais, o governo lituano tentava aprovar uma lei que regulamentasse a prática do jornalismo no seu país, à luz do que acontece em qualquer país livre. Uma das formas de retaliação da corporação jornalística Lituana foi envenenar a opinião pública internacional contra o poder político local, também através de uma resposta extremamente negativa ao inquérito que a RSF lhes enviou. Um case study que talvez ajude a explicar a súbita queda de Portugal no ranking dos países com maior liberdade de imprensa.
A classe jornalística, à escala planetária, lida bem com uma liberdade (e ainda bem que a defende), mas é avessa à responsabilização, e em algumas das democracias mais liberais, coopera involuntariamente na asfixia social que as transforma em sociedades carentes de verdadeira informação.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Liberdade de Imprensa, ou talvez não

Liberdade de imprensa pelo cano...

Neste momento estamos ao nível do Mali..
Mas se bem calha, daqui a quatro anos já estamos ao nível de Cuba...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A política de verdade de Manuela Ferreira Leite

NOTÍCIA DO PÚBLICO
Deus Pinheiro renuncia ao cargo de deputado

"Foi uma renúncia em tempo recorde. João de Deus Pinheiro, cabeça-de-lista do PSD por Braga, foi deputado pouco mais de meia hora. Logo após a posse dos novos deputados, depois das 10h00, reuniu-se a comissão de verificação de mandatos onde foi aprovada a renúncia ao mandato do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros por “motivos pessoais”.

A saída de Deus Pinheiro apanhou de surpresa a direcção da bancada ainda em funções, que, apurou o PÚBLICO, chegou a sugerir que suspendesse por algumas semanas o mandato. Em vão. Para o lugar do deputado entra agora o presidente da JSD, Pedro Rodrigues, que não foi eleito directamente nas legislativas de 27 de Setembro."

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Escrutinar os Outdoors Autárquicos - Best Of Edition

Categoria "Diga bom dia com Mokambo"



Categoria "Suspense"


Categoria "Sem Espinhas" I


Categoria "Sem Espinhas" II


Categoria Padre José Luís Borga - Põe tua mão na mão do meu Senhor, da Galileia...



Categoria "Figurantes"


Categoria "Mão na Massa"



Categoria "Die Hard"



Categoria "Madre Teresa de Calcutá"



Categoria "Prémio Carreira" - Edição dupla



Finalmente Categoria "Sinceridade e Transparência"


Foi este o melhor do nosso marketing político (mais caricato) nestas autárquicas 09

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Maitêgate


Esta senhora bem conhecida de todos os Portugueses tem estado na ordem do dia de hoje por causa de um vídeo polémico (aqui) já divulgado há 2 anos em que retrata Portugal e os Portugueses de uma forma não muito agradável.

Não me vou pronunciar sobre o que Maitê Proença disse no programa Saia Justa. Acho mais interessante o facto de estarmos numa época em que os buzzes do dia-a-dia podem ter já acontecido há 2 anos (como aconteceu com o programa em que aparece Maitê). Acho mais interessante perceber como é que este video só muito mais tarde teve a sua projecção quando é inegável a imensidão do mundo ligado em rede.

Uma história dos tempos modernos


Transcrito do The London Times

«No exterior do England 's Bristol Zoo existe um parque de estacionamento para 150 carros e 8 autocarros. Durante 25 anos, a cobrança do estacionamento foi efectuada por um muito simpático cobrador. As taxas eram o correspondente a 1.40 € para carros e 7.00 € para os autocarros.

Um dia, após 25 sólidos anos de nenhuma falta ao trabalho, o cobrador simplesmente não apareceu. A administração do Zoo, então, ligou para a Câmara Municipal e solicitou que enviassem um outro cobrador. A Câmara fez uma pequena pesquisa e respondeu que o estacionamento do Zoo era da responsabilidade do próprio Zoo, não dela. A administração do Zoo respondeu que o cobrador era um empregado da Câmara. A Câmara, por sua vez, respondeu que o cobrador do estacionamento jamais fizera parte dos seus quadros e que nunca lhe tinha pago ordenado.

Enquanto isso, descansando na sua bela residência nalgum lugar da costa da Espanha (ou algo parecido), existe um homem que, aparentemente, instalou a máquina de cobrança por sua conta e então, simplesmente começou a aparecer, todos os dias, cobrando e guardando as taxas de estacionamento, estimadas em 560 € por dia... durante 25 anos!!! Assumindo que ele trabalhava os 7 dias da semana, arrecadou algo em torno de 7 milhões de Euros.»

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Terminar bem o fim de semana


= MAIORIA ABSOLUTA

PS 44,01% (123.372 votos) 9 mandatos
PSD/CDS/MPT e PPM 38,69% (108.457 votos) 7 mandatos
CDU 8,07% (22.623 votos) 1 mandato
BE 4,56% (12.795 votos) 0 mandatos

... para além de o PS ter tido mais votos (mais de 2 milhões), mais mandatos (quase 1.000 autarcas eleitos) e ainda de eu próprio ser igualmente autarca em Lisboa (assembleia de freguesia de São Domingos de Benfica).

sábado, 10 de outubro de 2009

Começar bem o fim de semana

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O caimão afinal não está acima da lei

O Tribunal Constitucional italiano tomou ontem a decisão histórica de anular uma lei aprovada pelo Governo Berlusconi que permitia que este dispusesse de imunidade total enquanto desempenhasse as funções de chefe do Governo.

O Tribunal considerou que esta lei violava o princípio da igualdade dos cidadãos perante a lei. E é este, sobretudo, o princípio que importa reter. Não há cidadãos diferentes perante a lei. Todos têm de responder perante ela. Mesmo que se trate do chefe do Estado ou do chefe do Governo de um país. Não há privilégios que possam ser granjeados a um ou a determinados indivíduos.

Os políticos têm de perceber que a sua legitimidade resulta dos votos dos eleitores e, por isso, periodicamente têm de estar submetidos ao juízo do escrutínio eleitoral. Mas também têm de perceber as consequências de vivermos num Estado de direito democrático em que os tribunais garantem a administração da justiça. Por isso, um cidadão, chame-se ele Berlusconi ou Zé da Esquina, tem direito a poder ver os seus direitos e interesses legalmente assegurados por um tribunal, estando-lhe também assegurada a presunção da inocência.

Viu-se nesta decisão relativa a Berlusconi a importância de haver um Tribunal Constitucional que permita julgar a validade jurídico-constitucional das leis. O Tribunal Constitucional é o último reduto do Estado de direito democrático. Nunca é demais recordar a proposta absurda de Luís Filipe Menezes de extinguir o Tribunal Constitucional. Pode considerar-se que na configuração de um Tribunal Constitucional deve evitar-se a sua politização ou partidarização mas não se pode propor a sua extinção.

Confirma-se, há escutas em Belém

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Depois do anúncio do Rio'2016...

... mais um anúncio histórico: Brasil anuncia-se como credor do FMI. O ministro da Economia do Brasil anunciou hoje formalmente em Istambul que o Brasil passou a ser credor de 10 mil milhões de dólares em bónus do FMI.

Mais um sinal da consistência da política económica do Presidente Lula e da credibilização internacional deste país no contexto internacional. Afinal, a organização do Mundial'2014 e dos Jogos Olímpicos'2016 não se deve apenas à conjugação do samba, bossa nova e beleza natural e humana.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A nossa mamã antepassada

Malta, afinal somos todos primos! Já viram a fotografia desta nossa familiar?

Parabéns, Rio'2016!

Rio de Janeiro'2016 venceu Madrid'2016 por 66 votos contra 32 votos. Uma vitória clara. As primeiras olimpíadas em língua portuguesa!

Então e a Grécia?? Atenas não esteve a arder??

Lido na agência LUSA há pouco:

«Portugal foi, até ao início de Setembro, o terceiro país da União Europeia mais fustigado pelos incêndios florestais em 2009, a seguir a Espanha e Itália, de acordo com o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS), ligado à Comissão Europeia.»

Descompressão pós-eleitoral

9 de Outubro - Auditório do Instituto Franco-Português

Depois de terem actuado no Festival Med em Loulé este ano, e no FMM Sines (2008), os Moriarty regressam a Portugal para uma tournée de 4 datas. Uma das quais incluída na 10ª Festa do Cinema Francês, dia 9 no auditório do IFP.



Um concerto imperdível!

http://www.myspace.com/moriartylands

http://www.festadocinemafrances.com/